Comemoração do dia MUndial da Síndrome de Down

Governador anuncia programa de saúde para pessoas com Síndrome de Down

Síndrome de Down - Kalberto Rodrigues/PK
Durante festa em comemoração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, realizada na manhã desta quarta-feira (21), no Centro Integrado de Educação Especial (Cies), o governador Wilson Martins anunciou que o Governo do Estado implantará um programa de saúde voltado para os portadores da síndrome no Piauí. Síndrome de Down é a segunda ocorrência mais comum entre as deficiências mentais.

“Temos uma proposta do deputado Flávio Júnior, na Assembleia Legislativa relacionada a isso e já pedi ao secretário Helder Jacobina (da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência), que inclua nas suas metas, juntamente com a Secretaria da Saúde, inclua nas suas metas um programa específico para atendimento em saúde das pessoas com Síndrome de Down”, relatou o governador.

Wilson Martins destacou o pioneirismo do Piauí em ações voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência durante o Governo Wellington Dias e destacou que o Governo do Estado tem dado prioridade a ações relacionadas à inclusão e garantia de direitos das PCD. “Temos um trabalho magnífico feito pela dona Rejane (deputada estadual e ex-secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência), que virou referência para o Brasil e estamos nos mantendo nesse bom patamar alcançado”, afirmou.

Durante a festa, o governador se disse emocionado com apresentação cultural feita por crianças com Síndrome de Down. “Tenho amigos que têm filhos com Síndrome de Down. No primeiro momento, demonstravam desespero, preocupação. Mas hoje, sabem que foi uma benção. São pessoas iluminadas, a alegria da casa”, relatou.

Cies

O Centro Integrado de Educação Especial (Cies) atende atualmente cerca de 450 crianças com deficiência mental e faz parte do Complexo Integrado de Educação e Saúde Daniely Dias (que conta ainda com o Centro Integrado de Reabilitação – Ceir). No Cies, são atendidas crianças e adolescentes carentes que possuem deficiência mental associada ou não a outras deficiências e com faixa etária de 0 a 14 anos.

O Cies desenvolve ações fundamentadas na política de inclusão com o objetivo de oferecer um espaço inclusivo e de qualidade, valorizando as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais que atendam às necessidades de cada criança ou adolescente particularmente, a partir de abordagem multidisciplinar (atendimento educacional especializado realizado em conjunto com atendimento técnico-terapêutico).