Aniversário de 286 anos de Fortaleza ganha programação especial

Fortaleza completa 286 anos no dia 13 de abril e o mês inteiro é de comemoração e reafirmação de políticas públicas transversais que estão a serviço da qualidade de vida e do bem-estar comum. Ano após ano, ao longo da atual gestão municipal, moradores e visitantes reconhecem e reafirmam uma nova cultura política que tem a cidadania cultural como forte aliada para as necessárias transformações sociais em curso.

Assim é que, na esteira da data comemorativa, a Secretaria de Cultura de Fortaleza consolida e dá especial visibilidade às ações, programas e projetos que buscam valorizar e potencializar nossos bens simbólicos e as mais diversas formas de convivência, expressão e invenção.

Defendendo o direito à cidade e apostando no potencial de requalificação dos espaços públicos através das artes, a Secultfor planeja e realiza uma programação especial de aniversário que se desdobra por diversos equipamentos culturais e aponta para a nossa diversidade cultural. São muitas as boas pedidas: música instrumental e feijoada nas tardes de sábado no Passeio Público; domingos musicais no Parque Adahil Barreto; todas as artes reunidas em diferentes noites no Mercado dos Pinhões; formação e diversão especialmente voltada para a juventude nos diversos espaços do Cuca Che Guevara; reflexão e fruição estética em cursos e programas desenvolvidos na Vila das Artes; o melhor do repertório local em shows produzidos para o Anfiteatro Flávio Ponte, no calçadão da avenida Beira-Mar e muito mais.

No dia 13, em particular, todas as atenções são voltadas para o palco armado no Aterro da Praia de Iracema, onde moradores e visitantes serão presenteados com o show do cantor e compositor Paulinho da Viola, além de um time campeão de intérpretes e músicos locais. Paulinho traz para o público cearense a pujança de seu repertório, adaptado para um espetáculo ao ar livre, onde explora o ritmo e a força de clássicos de seu repertório. Autor de sucessos como “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” e “Timoneiro”, além dos inúmeros sambas em homenagem à sua Portela, Paulinho chega a Fortaleza com sua elegância ímpar e bem acompanhado. A banda é um capítulo à parte, formada pelo maestro e pianista Cristóvão Bastos, Mário Séve (sopros), Dininho (contrabaixo), Hércules (bateria), Celsinho Silva (ritmo e percussão), Esguleba (percussões), João Paulo Rabello (violão) e Beatriz Faria (vocal).

Os dois últimos – João e Beatriz – são filhos de Paulinho. João substitui César Faria, pai de Paulinho e seu violão de acompanhamento por décadas. César, que era o violão de apoio de Jacob do Bandolim, faleceu há três anos. Beatriz vem fazendo sucesso nos musicais Sassaricando e É com Esse que eu vou – ambos da safra do jornalista e escritor Sérgio Cabral – que lotaram as salas do Rio, São Paulo e Brasília em recentes turnês. Longe dos palcos locais desde 2005, Paulinho se animou com a proposta de um espetáculo em praia para fazer valer a força do samba genuíno, que levanta tradicionalmente multidões nas escolas de samba. “O grande espetáculo é sempre legal, pela vibração do público”, diz Paulinho. “É sempre desafiante conciliar a proposta de um megaevento com a qualidade de som ideal, acústica boa e , por consequência, maior foco do público na apresentação. Mas temos conseguido e sempre acaba sendo uma grande festa”, prossegue.

Paulinho tem ligação sentimental com o Nordeste (sua avó, Julia, já falecida, é natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte) e boas lembranças de apresentações anteriores em Fortaleza. "O público nordestino tem uma alegria e um humor incomparáveis, apesar das dificuldades da vida", diz. E é com essa alegria inconteste que o público também deve receber o show Fortalezas Musicais, que antecede o artista convidado. A partir de 20h, quem marca o início da festa é a nordestinidade do Quinteto Agreste, que desde os anos 70 vem cantando Fortaleza e dará as boas-vindas ao público com o Hino da cidade. Mário Mesquita (vocal e violão 12 cordas), Tarcísio Lima (vocal, violão, arranjos e direção musical), Arlindo Araújo (vocal e roteiros musicais), Marcos Nunes (vocal e violão) e Ademir do Vale (percussão) também mostrarão três canções de seu repertório, intimamente ligado às histórias e às belezas da capital cearense.

A partir daí, uma banda especialmente formada para a ocasião, contando com virtuosos instrumentistas cearenses, receberá, no palco, oito cantores de diferentes gerações. Cada um mostrará, em três canções, sua própria leitura musical para Fortaleza, em um caleidoscópio de referências e possibilidades. As interpretações ficarão por conta de Ray Miranda (cantor com mais de seis décadas de dedicação à música, remanescente da época das grandes orquestras dos clubes sociais), Rodger Rogério (cantor e compositor referencial da geração conhecida como "Pessoal do Ceará", autor de sucessos de repercussão nacional nos anos 70), Edinho Vilas Boas (jovem compositor de trabalho já reconhecido na forma de prêmios em diversos festivais, integrante do movimento Bora!) e Cláudio Mendes (cantor, compositor e guitarrista, também da nova geração musical de Fortaleza, conhecido por seu trabalho autoral com a banda Mobilia).

Já nas vozes femininas, o show contará com Fhátima Santos (alagoana de há muito radicada em Fortaleza, aclamada por seu timbre de voz intenso e pessoal e por suas marcantes interpretações), Gigi Castro (cantora e compositora de grande diversidade, do regional à música infantil, atuante desde os anos 80, atualmente integrante do grupo Feito em Casa), Paula Tesser (cantora de timbre suave unido a arranjos ao mesmo tempo esmerados e arejados), Nayra Costa (de voz poderosa e grande presença de palco, uma das mais aplaudidas vozes do novo cenário musical da capital cearense, em concorridas apresentações com a banda Le Disco), e Julia Dantas (outra jovem intérprete que vem alcançando destaque, em shows solo e com os tarimbados músicos da banda Marajazz).

Para receber tantos talentos, a banda-base do show contará com instrumentistas tarimbados: Heriberto Porto (flauta, arranjos e direção musical), Miqueias dos Santos (contrabaixo), Tiago Almeida (teclado), Luizinho Duarte (bateria), Carlinhos Patriolino (violão, guitarra e bandolim), Alves Nascimento (acordeom), Bob Mesquita (saxofone) e Rossano Cavalcante (percussão). No repertório da noite, além de composições dos próprios participantes, terão destaque músicas de autores cearenses e canções que guardem referência à cidade, em suas mais diversas abordagens. Intérpretes e instrumentistas unidos para cantar e festejar Fortaleza, no aniversário de nossa cidade. Tradição e renovação se encontrando no palco, contemplando a história de nossa música e a efervescência de seu atual cenário. Artistas e público celebrando os 286 anos da capital. Aberto ao público, o show comemorativo do aniversário da cidade é também um brinde às políticas públicas para a cultura quem vêm garantindo a difusão e circulação das artes, além do livre e irrestrito acesso aos bens culturais, considerado como direito básico, cada vez mais assegurado.

Serviço

286 anos de Fortaleza – Show comemorativo do aniversário com Paulinho da Viola e intérpretes locais

Dia 13 de abril, a partir das 19h no Aterro da Praia de Iracema. Aberto ao público!

Fonte: Secultfor