Sessão Especial celebra 90 anos do PCdoB, em Manaus

Os 90 anos do PCdoB foram comemorados nesta terça-feira, dia 20, com uma homenagem na Assembléia Legislativa do Estado (ALE/AM). A sessão especial foi proposta pelo deputado Wilson Lisboa e contou com a participação de líderes estudantis, sindicais, comunitários, partidários e outras autoridades. Pelo menos 200 pessoas foram à solenidade.

Uma placa, em nome da ALE, foi entregue ao presidente estadual do PCdoB, Edilon Queiroz, e destacou a história do partido no Amazonas e no Brasil.

O presidente estadual da UJS,Yann Evanovick, lembrou de Conceição Varela Marques, falecida na semana passada vítima de uma parada cardíaca. “Nosso partido ficou menor na semana que passou. Ela se foi mas viverá através da luta diária do nosso partido”, disse arrancando aplausos da platéia que lotou o Plenário Ruy Araújo.

Ricardo Nicolau (PSD), presidente da ALE/AM também saudou o PCdoB. “Por sua luta, organização e militância que poucos partidos têm, fiz questão de vir fazer uma homenagem”, disse, e confessou: “Eu também tenho um pouco de PCdoB”.

O vice-presidente regional do PT, José Otoni, ressaltou a honra que o PT tem de ter o PCdoB como aliado na base do Governo Federal. “E não por uma questão de quantidade mas pela ideologia. Sabemos que podemos contar com o PCdoB, pois é um partido que entende a importância de um governo estratégico para o Brasil”, declarou.

Vereadoras de Manaus, Iranduba e Manacapuru também deram uma ‘palavrinha’ sobre os 90 anos. Lúcia Antony, líder do PCdoB na Câmara Municipal de Manaus, lembrou a história de luta do partido e disse que a sigla não mudou de lado, quando venceu as eleições. “Nós construímos uma frente para chegar à eleição de Lula. Foram os outros que passaram para o nosso lado, o lado de um partido que ajudou o País a crescer e combater a injustiça social”, afirmou.

Já Eron Bezerra, secretário de Produção Rural do Estado e membro da Direção Nacional do partido, falou das metas eleitorais do PCdoB para as eleições deste ano. “Devemos eleger pelo menos quatro vereadores comunistas. Queremos ter uns dez prefeitos no interior. Ainda é pouco mas já é um bom começo”, disse ressaltando o objetivo do partido na área institucional. “Somos uma organização voltada para melhorar a vida do povo”.

De Manaus,
Mariane Cruz