RN comemora 90 anos do PCdoB com festa nesta sexta, 23

 

Com uma história atrelada às lutas políticas e sociais do povo brasileiro, o comitê Estadual comemora, na próxima sexta-feira, 23, 90 anos de vida do PCdoB, com a realização de uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Natal. Na ocasião, será feita a entrega do Título de Cidadão Natalense in memorian aos comunistas Glênio Fernandes de Sá, Guerrilheiro do Araguaia, responsável pela reestruturação e legalização do PCdoB no Rio Grande do Norte e principal dirigente estadual até o ano de sua morte, em 1990, e Alírio Guerra de Macêdo, estudante de Medicina cassado no período da Ditadura Militar e membro do PCdoB/RN, após atuar na Ação Popular.
Na solenidade, o mandato do vereador George Câmara (PCdoB), autor da proposição, dará visibilidade às lutas políticas e sociais do partido, com um resgate histórico daqueles que doaram suas vidas à luta por um novo modelo de sociedade, mais justa e igualitária. Mais de 25 nomes que marcaram as lutas do Partido no Estado serão lembrados.

“A lembrança viva dessa jornada de 90 anos de luta consciente é um imperativo democrático para a sociedade brasileira. Que neste momento de comemoração, possamos, então, pensar no futuro reverenciando a trajetória de homens e mulheres que dedicaram suas vidas à conquista do avanço da luta democrática”, afirma o vereador George Câmara.

Aos 90 anos, o PCdoB é o partido mais antigo, "mas também o mais maduro e consciente dos desafios de sua luta. E isso se reforça com o reconhecimento que se dá em atos como o que ocorre na próxima sexta na Câmara, com homenagens àqueles que dedicaram suas vidas para que o PCdoB chegasse até aqui”, enfatizou o secretário estadual de Organização, Carlos Albérico.
O ato marca, ainda, um momento privilegiado para o PCdoB apresentar à sociedade sua história, seus pensamentos e propostas, e o início da preparação da festa de comemoração aos 90 anos, que será realizada às 20h, no clube ASSEN, com a animação da Banda Perfume de Gardênia.
“É com muita alegria que nós estamos comemorando os 90 anos do PCdoB. Um partido que enfrenta o desafio de viver em uma quadra política avançada, com o ciclo aberto desde a eleição de Lula, e que tem continuidade na eleição de Dilma Rousseff, mas com enormes desafios a enfrentar para que o povo alcance a verdadeira democracia, o verdadeiro Desenvolvimento Nacional. Tarefas que não se interrompem com as eleições”, ressalta o presidente estadual do Partido e membro do Comitê Central, Antenor Roberto.
Para a vice-presidente estadual do PCdoB/RN, Fátima Viana, “são em momentos como este que devemos refletir e resgatar a nossa história, falar de homens e mulheres que doaram suas vidas pela causa de uma sociedade justa e igualitária. Este é o significado principal de nosso aniversário, que se reveste de simbolismo, e afirma os princípios e a teoria de uma sociedade que nós acreditamos que podemos construir”.

De Natal, Jana Sá