Sem categoria

Rio de braços abertos: Comemoração dos 90 anos do PCdoB

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que completa 90 anos no próximo sábado (25), escolheu o Rio de Janeiro para comemorar suas nove décadas de atuação e ação política. Por esse motivo, a presidente do PCdoB do Rio de Janeiro, Ana Rocha, transmite mensagem aos comunistas e convida a todos para juntos comemorar o nonagésimo aniversário do Partido.

RIO DE BRAÇOS ABERTOS

À HISTORICA COMEMORAÇÃO DOS 90 ANOS DO PCDOB

Por Ana Rocha

– Niterói – março de 1922 – a foto dos trabalhadores que fundaram o PCdoB. Num contexto histórico de crescimento do movimento reivindicatório, os trabalhadores precisavam de um partido para dar conteúdo político à sua luta contra a exploração capitalista, na perspectiva de uma sociedade socialista.

– Rio de janeiro – março de 2012 – milhares de militantes comunistas chegam ao Rio de Janeiro para um evento nacional de comemoração dos 90 anos de fundação do PCdoB. Na foto não cabe todos os dirigentes das gerações que deram continuidade aos ideais plantados em sua fundação. Aqueles pioneiros eram poucos, mas suas idéias grandes e justas o suficiente para ganhar mentes e corações das gerações seguintes que empunharam sua bandeira libertária e correram os quatro cantos do país.

Hoje o PCdoB está organizado em todos os estados da federação e atua nas diversas frentes de luta. A bandeira do socialismo continua viva em suas mãos, como uma tocha olímpica a iluminar o caminho para o pódio da libertação de todo tipo de exploração e opressão. Por seu conteúdo renovador, as idéias plantadas em 1922 contagiaram não só os trabalhadores, mas os intelectuais, os jovens e as mulheres. Muitos deles derramaram seu sangue na construção do edifício da democracia brasileira.

Assim como nos vários estados da federação, o Rio de Janeiro foi celeiro de quadros e militantes dessa caminhada histórica de 90 anos. Sem falar dos seus fundadores, por aqui fizeram história João Amazonas, Maurício Grabois, Lincol Oest, Lincol Bicalho Roque, Guilhardine, Carlos Daniele, Rogério Lustosa , Elza Monnerat. Muitos foram os jovens estudantes do Rio de Janeiro que se integraram à Guerrilha do Araguaia, como Osvaldão, Dina, Maria Celia, Jana Moroni, Ciro Flavio, Hélio Luiz Navarro dentre outros.

O Rio foi palco de grandes manifestações de rua pelos direitos dos trabalhadores, pela democracia, pelo petróleo é nosso, contra as privatizações, pelas diretas, em defesa da nação. Muitos comunistas foram heróis dessas lutas . Podemos citar em nome de todos eles : Zélia Magalhães , grávida de oito meses, que foi assassinada numa manifestação no Largo da Carioca, centro do Rio. Os comunistas do Rio de Janeiro sentem-se orgulhosos de sediar o grande evento comemorativo dos 90 anos do PCdoB.

As comemorações prosseguem por todo o ano. Temos muito a comemorar e ainda muito por lutar. Mas a força acumulada por todas as gerações de comunistas que sucederam à de março de 1922, impulsionará os ideais libertários no rumo de uma nação democrática, soberana e socialista.

Rio de Janeiro, março de 2012

Ana Rocha – Presidente Estadual do PCdoB – RJ