Sem categoria

Nos seis meses do Occupy Wall Street, 73 ativistas são presos

Policiais e manifestantes do movimento Occupy Wall Street entraram em confronto na noite do último sábado no parque Zuccotti, em Nova York, depois que centenas de membros do grupo ameaçaram restabelecer o acampamento no local que deu início ao movimento. A iniciativa pretendia marcar os seis meses do início das mobilizações.

Membro do Occupy Wall Street é preso pela polícia no domingo / Foto: AP

Pelo menos 70 manifestantes foram detidos depois que um grande número de policiais foi mobilizado para evitar que o grupo voltasse a ocupar o local.

Alguns manifestantes entrelaçaram os braços e permaneceram sentados no meio do Parque Zuccotti Park, perto de Wall Street, onde o movimento começou em setembro do ano passado, depois que a polícia anunciou através de um altifalante que o parque seria fechado.

Os policiais entraram no parque logo após, forçando a maioria dos ativistas a abandonarem o local e cercando um pequeno grupo que ficou. A polícia formou um cordão de isolamento em torno do parque para impedir a entrada de manifestantes.

As autoridades levaram ao lugar um ônibus de transporte público fora de serviço em que trasladaram uma dúzia de manifestantes algemados. Uma mulher detida teve dificuldade para respirar e foi levada ao hospital em uma ambulância para receber cuidados médicos.

Durante horas, os manifestantes gritaram palavras de ordem e realizara reuniões improvisadas no parque para comemorar seis meses do movimento que critica a injustiça econômica global, enquanto a polícia se limitou a manter distância.

No entanto, Brian Sessa, detetive de polícia em Nova York, disse que o problema veio quando os manifestantes começaram a violar as regras do parque. "Eles montaram tendas. Eles trouxeram sacos de dormir ", disse ele.

Sessa disse que a Brookfield Properties, empresa dona do parque, enviou o pessoal da segurança para alertar aos manifestantes que parassem de montar tendas e deixassem a área. Em resposta, os ativistas teriam resistido. Teria sido só então que a empresa decidiu procurar ajuda da polícia para tirá-los do parque, disse o detetive.

"A maioria deles deixou o parque", disse Sessa. "Aqueles que se recusaram a deixar o local e ficaram foram presos."

Na manhã de sábado, com a atenção da cidade focado no desfile do Dia de São Patrício, que bloqueou várias ruas no centro da cidade, a marcha do movimento Occupy Wall Street no Parque Zuccotti atraiu centenas de pessoas.

O documentarista Michael Moore, que tinha feito um discurso em uma universidade próxima, também passou rapidamente pelo parque e foi cercado por manifestantes. Sandra Nurse, membro do grupo de ação direta do movimento, afirmou que a polícia tratou os manifestantes de forma agressiva e fez detenções arbitrárias.