Sem categoria

Renato Rabelo: Aziz Nacib Ab'Saber, um grande brasileiro

O presidente nacional do Partido Comunista do Brasil escreveu nota lamentando a morte do cientista Azis Ab'Saber, na última sexta-feira (16), ressaltando a grande contribuição que deu à ciência no Brasil.

Por Renato Rabelo*

É com grande tristeza que recebemos a notícia de morte deste grande amigo, deste grande brasileiro. Aos 87 anos de idade nos deixou Aziz Ab'Saber. Muito mais que um acadêmico de sucesso e bem-sucedido. Um amante da ciência e do país que recebeu de seu pai do Vale do Beqaa (Líbano) e aqui fincou raízes. Certamente o primeiro brasileiro a sistematizar cientificamente toda a riqueza de cada bioma de nosso país. Em outras palavras, o professor Aziz literalmente mapeou com a “unha” o nosso país.

Sabia sentir ao falar da história de cada domínio geográfico brasileiro com a destreza de um mestre. Um prazer incrível de ensinar e falar de seu país. Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em plena época de ofensiva contra a ciência (FHC), sua postura de combate se fez presente.

Andou o país com Lula no início da década de 1990, apresentando – de fato – o país ao seu futuro presidente. Não disputou seu merecido espaço. Era um homem acima de pequenas vaidades e mesquinharias de “anões que pensam ser gigantes” com trejeitos, falas e vestimentas próprias adulando seus títulos nobiliárquicos de “nobreza” e frequentando balcões científicos e rifando princípios.

Nobre era esse homem simples e humilde. Um “gênio da raça”. O seu Brasil é o nosso Brasil.

*Presidente nacional do PCdoB