PCdoB-ES comemora os 90 anos do Partido

Na tarde desta quinta-feira (15/03) a Câmara Municipal de Vitória através do vereador Namy Chequer realizou sessão solene em comemoração aos 90 anos do PCdoB. Estiveram presentes aproximadamente 100 (cem) participantes, entre esses, autoridades, lideranças políticas, vereadores, dirigentes do Partido e dos movimentos sociais.

homenagem 90 anos vitoria

Após a composição da mesa com a representação do Vereador Namy Chequer, o presidente estadual do PCdoB-ES Ronaldo Barbosa, o presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Vitória José Suzano, o presidente da UESES Marcos Paulo, a coordenadora estadual da UBM – ES, o presidente do Diretório Municipal do PT de Vitória, o Sub-Secretário de Direitos Humanos Perli Cipriano, os vereadores Serjão do PSB e Eliézer do PT foi exibido o filme sobre João Amazonas emocionando os presentes.

Após as intervenções das autoridades e lideranças foi realizado confraternização alegrando os participantes, com bolo confeitado e guaraná. No momento das saudações, o Presidente Ronaldo Barbosa agradeceu a presença e ressaltou que o Partido chega aos 90 anos com a proposta de conduzir através do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento formulado no Programa do Partido, o rumo socialista para o Brasil.

Para Namy o PCdoB com seus 90 anos é o Partido que tem vínculo direto com a Juventude, discorreu sobre a tática e a estratégia do Partido que tem como pauta central o Socialismo. Perly Cipriano saudou o PCdoB, como o Partido que verdadeiramente é herdeiro de 1922, não deixou arriar a bandeira deste sua fundação, citou os comunistas históricos do Partido. Carlos Daniele que conheceu bastante , Gildo Ribeiro e Iran Caetano que continuam militantes. Afirmou que o Partido cresce e está na luta permanente.

Para José Suzano, o Partido na capital é fundamental para união da força de esquerda, e construção do núcleo político o PT, o PSB e o PCdoB. Núcleo que pode ser ampliado com outros Partidos da base governamental de Lula e Dilma. A consolidação do núcleo de esquerda vai inviabilizar as forças conservadoras de direita de governar Vitória, o que significaria profundo atraso ao município e ao Estado e conseguentemente para o povo.

Para o Vereador Serjão do PSB, a felicidade só é possível em outro sistema, o socilismo, declarou que trabalha para incluir e que tem conversado muito com o PCdoB, PT com o objetivo de consolidar o Projeto Político na luta pelo Socialismo que o PSB também defende. O Presidente do Diretório do PT, o Cacau ressaltou que admira o Partido, que na capital PT e PCdoB são aliados, que é necessário buscar outros Partidos e ampliar o Projeto. O Vereador Elièzer parabenizou a luta comunista e os 90 anos do Partido.

Para os representantes dos movimentos sociais, Vanda Gasparini, após saudar a todas e todos, relatou que fica emocionada ao ver o filme sobre João Amazonas, lembrando da sua militância na clandestinidade e afirmando que o Partido sempre teve a preocupação com a opressão da mulher e atualmente passa a ser exemplo aos demais Partidos com a mobilização dos filiados para a Conferência sobre a questão da mulher. Ressaltou que o capitalismo têm mais de 400 anos, que é o sistema da exploração e que a classe trabalhadora não o mais suporta.

Após as intervenções, o Vereador Namy Chequer entregou ao presidente do PCdoB-ES Ronaldo Barbosa o Certificado de Honra ao Mérito como homenagem que a cidade de Vitória faz ao Partido pela sua importante contribuição política para a cidade, agradeceu a presença de todos e encerrou aproveitando para convidar os presentes para o aniversário centenário do Partido.

Ao final foi repartido um bolo de aniversário ao som do tradicional Parabéns prá você.

Da redação do Vermelho Capixaba
Secretário José Suzano de Almeida