Sem categoria

Tributo a João Amazonas marca comemoração dos 90 anos do PCdoB-ES

A Câmara Municipal de Vitória prestou, nesta quinta-feira (15), homenagem aos 90 anos do PCdoB em sessão solene convocada pelo vereador comunista Namy Chequer. O ato marca as comemorações pelo aniversário do partido no Espírito Santo.

Por Leonardo Lopes*

Autoridades, lideranças populares, artistas e intelectuais que usaram a tribuna do Palácio Atílio Viváqua ressaltaram a importância do partido mais antigo do país. Um dos momentos marcantes do evento foi a exibição do vídeo Camarada João, que emocionou os participantes e deu a tônica dos discursos.

O PCdoB completa no dia 25 de março o 90º aniversário de sua organização. Em todo o país, os comunistas organizam eventos para comemorar a data. Uma festa no Rio de Janeiro, no dia 24, e uma Sessão Especial do Congresso Nacional, no dia 26 de março, estão programadas.

Para Namy Chequer, as homenagens prestadas ao partido são uma demonstração de reconhecimento do serviço prestado pelo PCdoB à história do país. “Nosso partido é o mais antigo do país e o que mais encanta a juventude, porque estamos e sempre estivemos conectados com a realidade e a luta do povo brasileiro. Esse evento é uma simbólica homenagem da cidade de Vitória ao partido do Araguaia”, ressaltou.

Perly Cipriano, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-subsecretario de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República, relembrou a importância da trajetória do PCdoB e destacou a luta dos que foram abatidos pela ditadura militar. “Não é simples, num país como o nosso, um partido sobreviver por 90 anos, atravessando duas ditaduras, organizando a guerrilha do Araguaia e ainda assim se mostrando um partido renovado, que contribui com a luta dos operários, dos intelectuais, dos jovens, das mulheres, dos artistas. Desejo vida longa ao Partido Comunista do Brasil”, exclamou o dirigente petista.

O Secretário Político do Comitê Regional da legenda, Ronaldo Barbosa, falou da importância das pessoas na construção de um partido de massas, ao fazer um breve resgate da história da organização. Também aproveitou para convocar a militância para a batalha nas urnas que se avizinha. “Estamos organizados em 49 municípios capixabas e prontos para as eleições municipais. O momento é de luta e dedicação dos comunistas”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença de diversos partidos e entidades, que compuseram a mesa da sessão solene. Os dirigentes da União da Juventude Socialista (UJS) e da União Brasileira de Mulheres (UBM), falaram da importância da luta de ideias travada no dia a dia. “Aos 90 anos, somos o partido mais jovem do Brasil”, comemorou Marcos Paulo Silva, presidente estadual da UJS. Ao final, um bolo de aniversário foi servido aos participantes.

*Leonardo Lopes é jornalista da Sucursal do Espírito Santo.