Sessão Especial na Alego presta homenagem às mulheres de destaque

A deputada Isaura Lemos (PCdoB), juntamente com a deputada Sônia Chaves (PSDB), promoveram dia 9, sexta-feira, uma sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e entrega da Comenda Berenice Teixeira Artiaga às mulheres que se destacaram por seus relevantes serviços prestados à sociedade goiana.  

A deputada Isaura começou o seu discurso citando a poesia ‘O tempo muito ensinou’, de Cora Coralina. “Comemorar o Dia Internacional da Mulher, quando temos uma mulher no mais alto cargo público do Brasil, presidenta Dilma, enche-nos de alegria e orgulho. Não só pelo fato de ser mulher, mas por ser uma mulher identificada com a luta do povo brasileiro por justiça e democracia”, disse.

“A presidenta Dilma tem dito que este século será o século das mulheres. Porém, para realmente ser o século das mulheres, temos que conquistar políticas públicas e equipamentos sociais que garantam e desvencilham as mulheres para que elas possam voar nesse céu incerto e repleto de intempéries que é a política institucional, a luta pela representação no parlamento”, afirmou.

De acordo com a deputada, a presença feminina no parlamento não é um problema apenas nacional. “Em termos de representação de mulheres no parlamento, estamos na 79ª posição no ranking mundial. Ou seja, uma sub-representação com 9° das vagas na Câmara Federal, 11% nas assembleias estaduais e 12% no Senado. Tantas lideranças, tantas excelentes articulistas coordenadas por uma grande presidenta que joga papel mundial, e essa pouca participação.”

Isaura Lemos também falou de algumas dificuldades vivenciadas pelas mulheres. “Hoje, somos no Brasil 97 milhões de mulheres, ou seja, 51% da população. 40% das nossas famílias são chefiadas por mulheres, quando há 10 anos não passavam de 25%. Nos últimos anos, a taxa de desemprego feminino vem caindo com mais força, mas ocupamos apenas 45% das vagas de trabalho disponíveis e continuamos recebendo menos que os homens pelo mesmo trabalho realizado. O acesso a profissões qualificadas ainda é dificultado para as mulheres brasileiras. Por isso, somos maioria no trabalho informal – 52% de trabalhadores informais sem proteção social são constituídos por mulheres. Isso tem que melhorar”, enfatizou.

A deputada falou ainda sobre o grande desafio de diminuir os altos índices de violência contra as mulheres. “Apesar de quase seis anos da Lei Maria da Penha, responsável pela abertura de mais de 300 mil processos e pelo menos 1.500 prisões em flagrante, pesquisas demonstram uma realidade espantosa: a violência contra as mulheres no Brasil continua aumentando. Goiás, por exemplo, de 1998 a 2008, passou da 17ª posição para a 6ª posição dos estados onde há mais assassinatos de mulheres. 40% da violência contra as mulheres ocorrem dentro de casa, o que sugere a participação do companheiro ou cônjuge. Essa é uma situação que nós, mulheres goianas, não podemos aceitar.”

Além dos problemas, Isaura Lemos citou alguns avanços. “Na educação, temos demonstrado nossa determinação: hoje detemos maior nível de escolaridade que os homens e já somos maioria nas universidades. Felizmente, diminuímos nosso índice de mortalidade materna assim com partos de adolescentes.”

Isaura Lemos finalizou o discurso dizendo que concorda com a presidenta Dilma quando esta diz que o século 21 é o século das mulheres. Mas ressaltou: “Não para as mulheres serem, de certa forma, contra os homens, mas para as mulheres terem uma participação na vida social, política, econômica e cultural do país, ao lado dos homens, tendo o respeito dos homens. Um país que respeita suas mulheres constrói uma nação desenvolvida. Por isso, a luta contra a discriminação da mulher é uma tarefa de homens e mulheres.”


(Professora universitária Edsaura Maria Pereira falou em nome de todas as homenageadas (Foto: Y. Maeda)

Em nome das homenageadas, a professora universitária e secretária estadual de Formação do PCdoB, Edsaura Maria Pereira destacou a luta das mulheres. Para a professora, 8 de março é uma data representativa, já que homenageia mais da metade da humanidade. “Esta metade luta contra preconceitos e ideias machistas. Mais do que isso, as mulheres querem juntar forças para a construção de uma sociedade mais justa e humana.”

A solenidade aconteceu no Plenário Getulino Artiaga e contou com o brilho da cantora Maíra, que interpretou duas canções em homenagem às mulheres.


Maíra abrilhantou a sessão especial de entrega da Comenda Berenice Artiaga 2012 (Foto: Y. Maeda)

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), e sua mulher, Tereza Beiler; a vereadora Tatiana Lemos; a promotora de justiça Leila Maria de Oliveira, representando o Ministério Público Estadual; a secretária de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis; a secretária municipal de Políticas para Mulher, Teresa Cristina Nascimento; o deputado federal Roberto Balestra (PP). Prestigiaram, ainda, a solenidade os deputados Humberto Aidar (PT), Álvaro Guimarães (PR), Helio de Sousa (DEM), Jânio Darrot (PSDB), Iso Moreira (PSDB), Carlos Antonio (PSC), Francisco Júnior (PSD), Luis Cesar Bueno (PT), Mauro Rubem (PT), Nilo Resende (DEM), Misael Oliveira (PDT), Major Araújo (PRB), Hildo do Candango (PTB), Talles Barreto (PTB) e José Vitti (DEM).

As homenageadas

A deputada Isaura Lemos homenageou 26 mulheres que se destacaram pelos seus relevantes serviços prestados à sociedade goiana. São elas. Ana Barbosa de Carvalho, Ana Carolina Barbosa, Alanna Maria Ferreira do Carmo, Ailma Maria de Oliveira, Angélica Gonçalves Borges, Dallas Mendes da Silva Cardoso, Edsaura Maria Pereira, Eliane Martins Rodrigues Araújo, Eva de Castro Garcia e Silva, Fabíola Saraiva dos Santos, Fátima Ribeiro dos Santos, Jenaína Sandim de Oliveira, Karine Lima Santos, Leila Carla Silva e Ribeiro, Liliana Kenes Marques, Limênia Alves de Oliveira, Lúcia França Martins Freitas, Lúcia Ribeiro Viana Duarte, Maria das Graças Vaz, Maria Belizária dos Santos Borges, Mirian Otaviano de Sousa, Nara Rúbia Castelo do Carmo, Roberta Fernandes, Simoni Magalhães Lopes, Teresa Cristina Nascimento Sousa e Zeila Martins de Oliveira.

Comenda

Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher a se eleger deputada estadual em Goiás, em 1951, na 2ª Legislatura da Assembleia goiana. Por causa da tradição política que fez dela a primeira parlamentar goiana, Berenice Artiaga é hoje nome da comenda concedida anualmente pela Assembleia Legislativa de Goiás a mulheres que se destacam no Estado.

Conheça o currículo das homenageadas da deputada Isaura Lemos:

* Ailma Maria de Oliveira

Professora e dirigente sindical. Presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e membro do Conselho Estadual de Educação.

* Alana Maria Ferreira do Carmo

Natural de Crixás, é formada em Pedagogia pela UEG e em Direito pela Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba. Possui pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil. Já atuou na Comarca de Crixás como auxiliar da Escrivania de Família e Sucessões da Infância e Juventude.

* Ana Barbosa de Carvalho

Coordenadora da Igreja Católica do Setor Goiânia Park Sul, em Aparecida de Goiânia, onde ela executa diversos trabalhos sociais.

* Ana Carolina Barbosa

Professora e advogada. Especialista em Direito Público pela PUC-Goiás e em Ciências Criminais pela UFG. Foi presidenta da União da Juventude Socialista do Estado de Goiás. Atualmente, é presidenta do Centro Popular da Mulher, entidade da qual é militante desde 2003. É secretária estadual da Mulher do PCdoB Goiás e membro do Fórum Nacional da Questão da Mulher do PCdoB.

* Angélica Gonçalves Borges

Formada e pós-graduada em Matemática pela UFG. Pertence ao quadro da Polícia Rodoviária Federal. Já fez escolta para diversas autoridades e personalidades, como para a presidenta Dilma em sua posse e no dia 7 de setembro do ano passado; para o Papa em sua visita ao Brasil; para chefes de Estados de outros países, entre eles: Cuba, Venezuela, Chile, Japão, Arábia Saudita, Canadá, Itália. Também já fez escoltas para autoridades em eventos importantes, como os Jogos Panamericanos, Parapan e MERCOSUL.

* Dallas Mendes da Silva Cardoso

Graduada em Pedagogia, é diretora da Escola Municipal Maria da Terra, localizada na região Noroeste de Goiânia desde 2009. Tem pós-graduação em projetos escolares, docência universitária e gestão escolar.

* Eliane Martins Rodrigues Araújo

Formada em Geografia pela UFG e pós-graduada em Educação pela Universo. Atua na área de Educação desde 1998. É concursada efetiva da Prefeitura Municipal de Goiânia e do Estado de Goiás. Atualmente, é diretora, pela segunda vez, da Escola Municipal Bernardo Élis, no Bairro São Carlos, região Noroeste da capital

* Edsaura Maria Pereira

É odontóloga e atualmente é professora de Saúde Coletiva nos cursos de Medicina da UFG e da Unievangélica. Casada com o vereador Fábio Tokarski, tem 3 filhos. Fez doutorado em Ciências da Saúde. Milita no PCdoB há 33 anos e sua atuação é marcada pela participação no Movimento Estudantil, no Movimento Contra a Carestia, no Centro Popular da Mulher e na área de organização e formação do seu partido.

* Eva de Castro Garcia e Silva

Residente em Itaberaí-GO, cursa Ciências Contábeis na Faculdade Aliança de Itaberaí. Tem uma boa experiência profissional, atuando em empresas e órgãos públicos. Fez vários cursos profissionalizantes e participou de palestras e seminários para poder desempenhar com competência seu trabalho.

* Fabíola Saraiva

Pastora evangélica, cantora e líder comunitária. Regente do Coral Lírio dos Vale, é moradora do Jardim do Cerrado III.

* Fátima Ribeiro dos Santos

Desde sua infância, viveu no campo com seus pais. Conheceu a luta do MST há seis anos e está assentada com sua família no Assentamento Vitor Manoel, no município de Crixás. Espera que a luta dos trabalhadores seja de muitas conquistas.

* Jenaína Sandim de Oliveira

É soldado da Polícia Militar com vários cursos e portadora de diversos certificados. Serviu em várias unidades. Recebeu várias condecorações e elogios em ações para as quais foi destacada em escolas, igrejas, entre outros.

* Karina Lima Santos

Militante no PSB desde 2007. Advogada, atual secretária da Mulher do Partido Socialista Brasileiro do Estado de Goiás.

* Leila Carla Silva e Ribeiro Borges

Tem formação superior em Odontologia pela UFG. É lotada no Departamento de Policia Rodoviária Federal, no cargo de Policial Rodoviário Federal. Na área de segurança pública, tem vários cursos de aperfeiçoamento.

* Liliana Kenes Marques

Secretária Municipal de Educação do município de São Miguel do Araguaia. Formada em Pedagogia pela UEG e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Foi vice-presidente do Conselho da Criança e Adolescente de São Miguel do Araguaia. É a atual presidenta do PCdoB de São Miguel do Araguaia.

* Limênia Alves de Oliveira

Secretária Municipal de Habitação de Aparecida de Goiânia. Formada em Gestão Pública pela UEG, é líder comunitária e presidenta da ONG MÃE – Movimento de Apoio aos Excluídos.

* Lúcia França Martins Freitas

Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela PUC-Goiás. Foi coordenadora municipal do Programa de Controle de DST – AIDS – em Aparecida de Goiânia. Ingressou na Prefeitura de Goiânia, via concurso público, em 2005. Trabalhou no Cais Amendoeiras e, desde 2008, trabalha no Bairro Floresta como enfermeira da equipe 17 da Estratégia Saúde da Família. Terapeuta comunitária.

* Lúcia Ribeiro Viana Duarte

Formada em Serviço Social. Conselheira Tutelar da Região Norte de Goiânia.

* Maria Belizária dos Santos Borges

Dedicou praticamente toda sua vida na área da Educação. Foram 26 anos na Secretaria Estadual de Educação, aposentando-se em 1995 como diretora do Colégio Estadual José Lobo, em Goiânia. Continuou seus trabalhos na rede municipal de ensino da capital, onde labora até os dias atuais na Gestão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)/Capuava, coordenando vários projetos sociais com crianças e adolescentes. Desempenha voluntariamente a função de diretora da Creche Nossa Senhora de Nazaré, coordenando equipes responsáveis por mais de 100 crianças carentes.

* Maria das Graças Vaz

Pedagoga formada pela UFG e gestora ambiental. Atualmente, é diretora pelo segundo mandato da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no Bairro São Domingos.

* Miriam Otaviano de Souza

Formada em Geografia pela UEG. Trabalhou como agente comunitário de saúde em Morrinhos. Tem ampla experiência nessa área.

* Nara Rúbia Castelo do Carmo

Residente em Abadia de Goiás, é formada em Gestão Financeira e empresária do ramo de transporte. É presidente do PCdoB de Abadia, sócia-fundadora da Rádio Comunitárioa Sol FM. Sócia-fundadora da Cooperativa de Costureiras. Coordenadora do Movimento Fora-lixo Nuclear de Angra 1 e 2.

* Roberta Fernandes

Graduada em Psicologia pela PUC-Goiás, é presidenta da Associação de Travesti, Transexual e Transgêneros de Goiás (ASTRAL) e do Fórum de Transexuais de Goiás. É mestra em Saúde Mental pela UNICAMP. A ASTRAL é uma entidade que desenvolve um trabalho em parceria com o SUS, com a distribuição de material informativo e educativo, encaminhando mulheres como catadoras de papel, moradoras de rua, meninas em situação de rua, trabalhadoras do sexo etc aos serviços de saúde.

* Simoni de Magalhães Lopes

Desde sua infância, viveu no campo com seus pais. Trabalha diretamente com jovens e adolescentes. Está à frente do Conselho Tutelar do Município de Mairipotaba.

* Teresa Cristina Nascimento Sousa

Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres de Goiânia. É advogada. Concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito Cândido Mendes, em Ipanema, Rio de Janeiro. Tem especialização na área de Planejamento Estratégico. Na Prefeitura de Goiânia, foi assessora de planejamento da Secretaria de Comunicação. Fez parte da Secretaria Especial de Mulheres. No governo federal, exerceu os cargos de Gerente de Projetos nas áreas de Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. Também foi assessora especial, secretária executiva e, por vezes, ministra. Em 2005, na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, fez estudos e projeto final para implantação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

* Zeila Martins de Oliveira

Natural de Itapuranga, trabalha na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Foi diretora de Saúde dos trabalhadores no Sindicato dos Trabalhadores nos Correios; presidenta desse Sindicato; tesoureira e fundadora do Conselho da Mulher de Itapuranga; e presidenta e fundadora do Associação Habitacional de Itapuranga e Região.

Fonte: Lucielle Bernardes do Portal www.isauralemos.com.br