Sem categoria

"Protógenes contra a corrupção" será lançada em abril

Com data marcada para o dia 2 de abril, acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo o lançamento da revista Protógenes contra a corrupção, com as presenças do deputado federal Delegado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e o vereador Jamil Murad.

Por Priscila Lobregatte*

O lançamento da revista acontece a partir das 18h no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.

A publicação terá como objetivo descrever os bastidores da Satiagraha e as implicações na vida dos agentes que participaram da operação considerada uma das mais complexas da Polícia Federal.

Para o vereador, esta é uma oportunidade “para os cidadãos terem acesso às informações sobre esta que foi uma das mais importantes operações policiais de nossa história recente. Além disso, trata-se de um documento em defesa da luta contra a corrupção e pelo respeito ao erário público e aos poderes constituídos”.

Além de descrever a Operação Satiagraha, a revista traz a opinião de Ricardo Caldas, especialista em estudos sobre a corrupção e professor da UnB e entrevistas com Jorge Hage, ministro-chefe da Controladoria Geral da União; com a vereadora Mônica Fátima Dias, do PCdoB de Santa Branca (SP) – que denunciou os desmandos do prefeito local – e com o deputado Protógenes, que expõe como foi a sua experiência à frente da operação.

“No nível político, o combate à corrupção é muito mais complexo. Ele envolve tanto a mudança como a produção de leis mais eficientes e rigorosas para auxiliar as instituições públicas responsáveis pelo combate aos crimes de corrupção”, disse Protógenes.

Ele lembrou ainda que “a operação Satiagraha serviu para mostrar que o Brasil ainda tem dificuldades em prender os verdadeiros corruptos da nossa nação. Pobre é preso toda hora, mas, quando prendemos os ‘peixes grandes’, o mundo se voltou contra nós”.

*Priscila Lobregatte, da assessora de Comunicação do Vereador Jamil Murad.