Sem categoria

Espanha: sindicatos marcam greve geral para 29 de março 

As duas principais organizações sindicais da Espanha, Confederação Sindical das Comissões Operárias (CC OO) e União Geral dos Trabalhadores (UGT), ratificaram nesta sexta-feira (16) seu chamado à greve geral para o próximo dia 29, contra a reforma trabalhista do governo.

Em declaração à imprensa galega, os secretários-gerais da CCOO e da UGT, Ignacio Fernández Toxo e Cándido Méndez, anunciaram que o chamamento foi aprovado por unanimidade. Segundo os dirigentes a mobilização se configura como um dos atos mais representativos da para a defesa da democracia e dos serviços públicos.

Para os representantes da CCOO e da UGT, esta é uma mobilização “justa e necessária” perante a “regressão social” provocada pela política posta em marcha pelo atual governo.

Os sindicatos farão uma contagem regressiva até a data da paralisação, segundo os líderes da CCOO, Ignacio Fernández Toxo, e da UGT, Cándido Méndez, depois de formalizar nesta sexta-feira a convocação de paralisação perante o Ministério do Emprego.

Ambos reiteraram sua disposição a dialogar com o executivo conservador de Mariano Rajoy sobre a controvertida reforma, que reduz os custos do trabalho e facilita as demissões.

Para Toxo, o protesto geral é o resultado inevitável ao qual conduziu a ilógica administração de Rajoy. Méndez, por sua vez, afirmou que as medidas de ajuste e as mudanças introduzidas pelo PP no mercado de trabalho provocarão um aumento do desemprego e um retrocesso social sem precedentes na história do país.

Com informações do Portal da CTB