Governo inaugura assentamento para 33 famílias nesta terça

O governador Wilson Martins inaugura, nesta terça-feira (13), o Assentamento Barro Vermelho, na zona rural de Campo Maior, a 82 quilômetros de Teresina. O governador também vai lançar o Projeto Sabiá, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc). A solenidade de inauguração será às 14h30.

Assentamento no Piauí - Kalberto Rodrigues/PK
Com uma área de 381,8 hectares, o Assentamento Barro Vermelho atende a uma comunidade de mais de 160 pessoas, distribuídas em 33 famílias. Cada família receberá uma casa, com água e luz, num investimento superior a R$ 513,8 mil.

Os recursos são da linha de combate à pobreza rural, onde o assentado paga apenas o valor da terra e ganha toda infraestrutura para morar e produzir. A comunidade vive da produção de culturas tradicionais como milho, melancia e feijão. Toda a produção do assentamento é comercializada nas feiras populares da região e pelo Programa de Compra Direta, mantido pelo governo.

Já o Projeto Sabiá, que passará a atender a comunidade do assentamento, tem como objetivo disseminar os princípios da educação alimentar dos cidadãos e controle social, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional.

As ações do projeto vão concretizar o direito do cidadão à alimentação adequada e saudável, promovendo a soberania alimentar, como previsto pela Constituição Federal, promovendo a soberania alimentar e nutricional, além de atender a meta do programa Brasil Sem Miséria.