Sem categoria

Sindicalistas cubanos convocam para 1º de Maio

A Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC) divulgou na semana passada uma convocação internacional, dirigida a sindicalistas de toda a América Latina, com vistas aos festejos que serão realizados em Havana pela passagem do Dia do Trabalhador (1º de Maio).

“A CTC e os seus sindicatos chegam a este Primeiro de Maio imersos na atualização do modelo econômico cubano que conta com a participação ativa e decidida do movimento sindical e de todo nosso povo, como resultado da celebração do 6º Congresso do Partido Comunista Cubano e da sua Conferencia Nacional”, destaca o documento, apontando para o marco geral que orienta a ação da central sindical na atual quadra histórica que vive o povo cubano..

A CTC valoriza a unidade, reafirma o “apoio incondicional” à Revolução e reitera a confiança na sua direção histórica, “que é um exemplo para as atuais e futuras gerações”, diz a convocatória.

A nota da central sindical cubana destaca também a solidariedade e o internacionalismo: “As trabalhadoras e os trabalhadores cubanos continuarão cumprindo com o dever internacionalista em qualquer lugar do mundo, animados como sempre em compartilhar o que temos”.

Os trabalhadores cubanos demonstram ainda no documento seu agradecimento pela solidariedade recebida dos trabalhadores de todo o mundo “na batalha para que seja eliminado o injusto bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba e na exigência para que sejam libertados os nossos Cinco heróis prisioneiros do império”.

Com o olhar atento aos acontecimentos internacionais, a nota da central sindical cubana assinala: “Fazemos esta exortação nesta altura quando o mundo encara de maneira simultânea as crises climática, alimentar e política” e adverte para os riscos de uma guerra “cada vez mais destrutiva”. Nesse contexto, a CTC afirma que se exige dos trabalhadores de todo o mundo uma resposta firme e contundente na busca da paz e contra as ingerências estrangeiras.

Fonte: Portal da CTB