Câmara homenageia personalidades no Dia Internacional da Mulher
A Câmara Municipal de Natal realiza no próximo dia 8 de março de 2012, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade serão homenageadas 21 mulheres indicadas pelos vereadores natalenses.
Publicado 07/03/2012 14:44 | Editado 04/03/2020 17:07

Sobre Joana Darc Leite:
Nascida em Olho D’água do Borges, logo cedo alçou vôo da pequena cidade onde não existia nem o primário completo, foi para Mossoró onde conclui o Ginásio e vindo morar em Natal onde conclui o segundo grau.
Sua militância começou ainda na Universidade como estudante de Ciências Sociais já num clima de redemocratização, lutou pela reconstrução do centro acadêmico e a União Nacional dos Estudantes. Sabendo da existência da Associação dos Sociólogos procurou a entidade para se filiar e começava ai a história de sua participação política. Morando na residência universitária teve participação ativa na luta por uma educação de qualidade, por uma alimentação digna, por moradia, diretas já e pelo fim da ditadura militar.
Sua luta no movimento de mulheres começa em 1981, quando foi convidada por sua amiga Risolete Fernandes a participar do 1º Encontro da mulher natalense e a partir daí nunca mais deixou a luta. Existia em Natal o Centro da Mulher Natalense que após o encontro oficializou-se como o grupo “Mulher em Luta” onde participou ativamente. Também nesse período foi participou da fundação do Sindicato dos Sociólogos onde foi eleita vice-presidente. Em 1982 já participei da organização do 1º Encontro na Mulher Potiguar, todos esses encontros eram feitos com muito luta e sem nenhum incentivo do governo.
Depois desse evento já se tinha claro os desacordos existentes, e se aprofundam as convicções política de cada uma. Como militante de PCdoB, tinha uma visão emancipacionista do movimento que tinha como base de luta a discriminação de classe/opressão de gênero e que a emancipação da mulher se dava em uma sociedade socialista. Como a linha política do qual defendia era bastante diferente rompeu com o grupo e criou com outras militantes e simpatizantes do PC do B, em 1984, a União de Mulheres de Natal, grupo com o qual milita até hoje. Sempre incansável já com a existência de Conselho Nacional dos Direitos da Mulher em 1985, participa do projeto que criou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Natal, o qual veio trabalhar como técnica.
Participou dos vários Encontros e Conferencias dentre os quais A Conferência Nacional de Saúde da Mulher que antecedeu a 8ª Conferencia Nacional de Saúde. Foi responsável no Estado pela revista Presença da Mulher, uma importante revista que servia de norte para o trabalho desenvolvido pela entidade. Em 1994 começa a ser articulada a 4ª Conferência Mundial da Mulher em Pequim na China, e é criado do Fórum de Mulheres do RN que era coordenado por Elizabeth Nasser que impossibilitada de continuar com o trabalho convidado-a assumir essa tarefa.
Em 1995 já como coordenadora do Fórum junto com várias companheiras realiza duas Conferências municipais (Mossoró e Caicó) e uma Estadual preparatória I Conferência Nacional da Mulher e depois a Mundial. Começa ai a luta para levar uma delegação de mulheres do RN a IV Conferencia Mundial sobre a Mulher na China fomos nove delegadas. A nossa luta do Fórum de Mulheres do RN continuou e em 1997 deixou a coordenação do Fórum com participação no Encontro de Solidariedade entre Mulheres em Havana Cuba com uma delegação de 27 mulheres.
Sua vida profissional há 25 anos é na Secretaria Municipal de Saúde e a maior parte dela dedicada á saúde de mulher, o qual é responsável.
Serviço:
Homenagem da Câmara Municipal do Natal ao Dia Internacional da Mulher
Onde: Plenário da Câmara Municipal de Natal – Rua Jundiaí, 546 – Tirol – Natal/RN
Quando: 8 de março às 18 horas