Macrorregional de Curitiba discute projeto eleitoral para 2012

A Direção Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB – no Paraná realizou no último sábado, o Encontro da Macrorregional de Curitiba e Região Metropolitana

Reunião Macro Curitiba

O Encontro debateu o projeto eleitoral para 2012, formação e a reestruturação partidária. Além de dirigentes da capital, participaram do evento representantes dos diretórios municipais de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Magro, Itaperuçu, Pinhais e São José dos Pinhais.

Madson de Oliveira, secretário estadual de Organização, reafirmou que o partido no Paraná buscará em todos os municípios do estado construir candidaturas majoritárias e proporcionais vinculadas ao projeto de desenvolvimento do país do governo Dilma Roussef. “Para a eficácia desse projeto é fundamental reunir no mesmo palanque os partidos da base aliada da presidente Dilma e de oposição ao governo Beto Richa, PSDB”, enfatiza o dirigente.

Em Curitiba, o PCdoB está trabalhando na construção de um novo projeto político. De acordo com o presidente do PCdoB da capital, Thiago Pinto o partido continua e intensificará diálogo com os pré-candidatos a prefeito, Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC). A elaboração de uma chapa forte composta por lideranças de diversos segmentos da sociedade para concorrer à Câmara de Vereadores, segundo ele, é outra grande tarefa da direção municipal de Curitiba. ”O PCdoB terá visibilidade e inserção na vida política da cidade se contar com representação no Legislativo Municipal”, defende.

Dos municípios da Macrorregional de Curitiba e Região Metropolitana, o PCdoB poderá concorrer com candidatura majoritária em Campo Magro, com o empresário Cláudio Casagrande que é pré-candidato á Prefeitura. Em São José dos Pinhais, a direção municipal definiu que a agremiação somente vai disputar as eleições de vereadores. Nos restantes dos municípios: Araucária, Pinhais, Almirante Tamandaré e Itaperussú, o partido também priorizar as candidaturas ao Legislativo.

Durante o Encontro Macrorregional de Curitiba, o dirigente do Comitê Central André Bezerra destacou a importância da elaboração do projeto eleitoral do partido em 2012. Para ele, cada diretório municipal necessita gerenciar seu projeto com clareza, respeitando as realidades específicas de cada município e priorizar as alianças com os partidos da base aliada da presidente Dilma. “Além de aumentar a presença do PCdoB nas Câmaras Municipais, precisamos sair das eleições mais organizados e ampliar a presença institucional do partido”, aponta Bezerra.

Os novos dirigentes eleitos para dirigir a Macrorregional de Curitiba e Região Metropolitana são: Coordenador-Geral, Thiago Pinto (Curitiba); Secretário: Germano Klein (São José dos Pinhais) e Secretária Adjunta: Sirlei Zoleraus Vites (Itaperuçu).

90 anos

As comemorações dos 90 anos do PCdoB são além das eleições municipais do segundo semestre, a outra grande tarefa dos diretórios municipais em 2012. A orientação, segundo André Bezerra é que em todas as cidades onde o partido está organizado promova atividades para celebrar o aniversário da legenda.

Na Macrorregião de Curitiba já estão programados atos na capital, São José dos Pinhais, Araucária, Almirante Tamandaré, Campo Magro. Os diretórios municipais de Pinhais e Itaperuçu devem decidir ainda nessa semana as atividades de comemoração do aniversário do partido.