Sem categoria

Parlasul: ministros serão convidados para audiência pública

Em decisão tomada nesta quinta-feira (1°), pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), foi definido que os ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, serão convidados a falar, em audiência pública, sobre as relações comerciais com a Argentina e a situação dos brasiguaios – produtores rurais brasileiros radicados no Paraguai.

Os parlamentares que integram a representação também aprovaram requerimento do deputado Renato Molling (PP-RS), que solicita a realização de audiência para tratar das "restrições impostas pela Argentina à entrada de produtos brasileiros naquele país".

Ao propor o requerimento, o deputado lembrou que, a partir de 1° de fevereiro, a Argentina passou a adotar medidas de controle de importações, que afetam inclusive o Brasil e os demais países do Mercosul.

Sessão do Parlasul

Segundo declaração do senador Roberto Requião, as dificuldades impostas pela Argentina às importações provenientes do Brasil e dos demais sócios do Mercosul deverão estar na pauta de debates da primeira sessão do ano do Parlasul, a ser realizada ainda neste mês, em Montevidéu.

Ele informa que já está marcada para o próximo dia 12 uma reunião da Mesa Diretora do órgão legislativo regional, na capital uruguaia. Nessa reunião deverá ser decidido o calendário das primeiras sessões do ano do parlamento.

Existe até o momento a sugestão uruguaia de se realizar a primeira sessão no dia 19, uma segunda-feira. Requião, por sua vez, defende a realização de sessões em Montevidéu às sextas-feiras, para que os parlamentares brasileiros não percam um dia de trabalho em Brasília na volta da capital uruguaia. O deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que representará a bancada brasileira na reunião da Mesa, deverá então sugerir a realização da sessão no dia 23.

Na primeira sessão do ano, a Argentina já deverá ser representada por 26 parlamentares, indicados entre os que tomaram posse nesta semana, em Buenos Aires, no Congresso Nacional argentino. A representação brasileira, por sua vez, conta agora com 37 integrantes, dos quais 27 deputados e 10 senadores. Paraguai e Uruguai mantêm as bancadas de 18 parlamentares cada.

Congresso

Ainda na reunião desta quinta-feira da representação foram aprovados dois requerimentos. O primeiro, de autoria de Requião, determina a participação da Representação Brasileira no III Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina, a ser realizado em julho, em Curitiba. O segundo requerimento, apresentado pelo deputado Marçal Filho (PMDB-MS), prevê a participação da Representação Brasileira do evento "Modelo de Simulação do Parlasul", a ser promovido em julho pela Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, em Dourados (MS).

Fonte: Agência Senado