Governo cria fórum para monitorar seca no Piauí

A decisão foi tomada durante reunião na tarde desta terça-feira (28) no Palácio de Karnak, envolvendo representantes de diversos órgãos.

Forum Seca - Kalberto Rodrigues/PK
O governador Wilson Martins (PSB) decidiu criar um fórum especial para acompanhar a seca no semiárido do Piauí. A decisão foi tomada durante reunião na tarde desta terça-feira (28) no Palácio de Karnak, envolvendo representantes de diversos órgãos. A ideia é antecipar medidas antes do agravamento do problema. As perdas no semiárido devem chegar a 100%.

“É uma situação que nos preocupa porque as perspectivas são muito dramáticas”, disse o governador. No semiárido, o inverno praticamente não se manifestou, assim como na parte norte do Estado as precipitações tardaram e também estão em índices aquém da média. Além disso, até agora os produtores do semiárido não puderam plantar, apontando para perdas próximas a 100%.

Participaram da reunião representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), Meio Ambiente (Semar) e Defesa Civil, além do Emater, Cofevasf, IBGE e Ministério da Agricultura. A Associação Piauiense de Municípios – APPM – também foi convidada a participar do fórum.

Os dados da Conab indicam que nos cerrados não deve ter perdas na safra, já que o inverno na região foi normal e houve aumento da área plantada. Mas a perspectiva para o semiárido preocupa. Mesmo tendo sementes selecionadas distribuídas pelo governo, os agricultores não tiveram como plantar. “Distribuímos meio milhão de quilos de sementes selecionadas, mas o agricultor não teve estímulo para plantar”, lamentou-se o governador.

“No semiárido ninguém plantou”, diz Rubem Martins, secretário de Desenvolvimento Rural. “Distribuímos 500 toneladas de sementes de milho e feijão, mas ninguém se sentiu seguro para plantar, simplesmente porque não choveu”.

O governo do Estado vai instalar estações meteorológicas em todo o estado, como forma de monitorar de forma minuciosa o regime de precipitação das chuvas. A medida tem caráter de urgência, conforme determinou o governador Wilson Martins, na reunião com órgãos governamentais relacionados com o tema.

“Este fórum será fundamental para um acompanhamento minucioso do problema e para a adoção de medidas que assegurem uma situação a mais confortável possível, sobretudo para o pequeno agricultor que ficará sem ter o que colher”, acrescenta Wilson Martins.

O Fórum para monitoramento do quadro de seca vai elaborar um dossiê, cujo dados serão enviados a Brasília.

Com informações do www.cidadeverde.com