Sem categoria

Perpétua pede que Dilma receba lideranças políticas do Acre

Ao agradecer os R$5 milhões que o Acre recebeu e os reforços da Força Nacional, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) lembra que “tragédia que estamos vivendo requer um olhar especial. Precisamos ir pessoalmente a presidenta Dilma, ao vice Michel Temer e aos ministros para que o Governo brasileiro nos ajude a reconstruir as áreas atingidas pela alagação”, afirmou em pronunciamento na Câmara nesta terça-feira (28).

Perpétua pede que Dilma receba lideranças políticas do Acre

Antes, a reunião da bancada do Acre decidiu buscar auxílio à Dilma Roussef, por meio de uma audiência que deve ser solicitada pelo coordenador do bloco em conjunto com o governo do estado. Na ocasião, a deputada sugeriu que os 13 parlamentares federais do Acre ouçam as comunidades vitimadas pelas cheias no Acre.

“Enquanto buscamos dinheiro para garantir saúde e segurança das pessoas, durante e depois das enchentes, é possível planejar, juntamente com elas, as principais interessadas, quais as políticas de governo seriam mais eficazes. Só assim evitaremos a repetição de tragédias como a que estamos vivenciando no Acre”, disse a deputada, que havia proposto uma mudança no critério de distribuição de casas populares aos desabrigados, de sorteio como é atualmente, para “uma escolha mais justa, capaz de contemplar áreas e famílias afetadas primeiramente pelas águas”.

Perpétua sugeriu ainda ao coordenador da bancada, deputado Thaumaturgo Lima (PT), que articule junto ao governo do estado a produção de um relatório de danos causados pelas cheias “para que possamos levar à presidenta da República, às instituições financeiras e ministérios que vamos pedir atenção especial para esse momento difícil para todos os acreanos”, acrescentando que “compreendo o esforço de todos aqui, mas a nossa bancada não pode se limitar apenas a discutir orçamentos”, acrescentou.

A deputada fez uma homenagem aos voluntários que ajudaram na distribuição de alimentos e na remoção de famílias. E requereu ao Ministério das Cidades para que efetive estudo, e auxilie o governo do Acre, para melhor definirmos as áreas de ocupação às margens dos rios.

Aos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, também solicitou uma ação de política pública para socorrer os agricultores e produtores acreanos. E junto à Casa Civil articula maior aporte de recursos, a exemplo do que aconteceu nas enchentes de Santa Catarina, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro e outros estados. “Cinco milhões é insignificante para o tamanho da nossa tragédia”, reclamou ela.

Ao pedir mais uma vez a união dos oito deputados e três senadores em socorro aos milhares de acreanos afetados pelas chuvas, Perpétua pôs à disposição do governo estadual as suas emendas individuais para ajudar na reconstrução de Rio Branco e Brasiléia – as cidades mais castigadas com o maior desastre natural da história do estado – e outros municípios que decretaram emergência.

Os ministérios da Integração Nacional e Relações Institucionais serão visitados pelos parlamentares acreanos, em agendas que serão posteriormente divulgadas.
No Plenário, logo depois, Perpétua avisou que praticamente toda a produção agrícola esperada para este ano está perdida em razão do alagamento de roçados.

De Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida