Sem categoria

Chile: protestos denunciam demora nas obras após terremoto

Neste domingo (26), manifestantes tomaram as ruas de várias cidades do Chile para protestar contra a lentidão na reconstrução de várias cidades destruídas, há dois anos, por terremoto seguido por tsunami.

O terremoto de 27 de fevereiro de 2010, de 8,8 graus de magnitude na escala Richter, foi o pior da história recente chilena, matando mais de 700 pessoas.

Os protestos mais intensos ocorreram nas regiões de Talca e Dichato, além de Concepción e Bío-Bío.

Os manifestantes se vestiram de preto e reclaramaram da demora do governo no processo de reconstrução da região. Houve ainda um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terremoto seguido por tsunami.

Também neste domingo (26) as autoridades participaram da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do memorial dos mortos e desaparecidos, na área de Orrego.

Nesta segunda-feira (27), ao longo do dia, haverá missas em todo o país em homenagem às vítimas do terremoto.

"Aqui [no Oeste do Chile] tivemos que recuperar mais de 2 mil casas. O governo prometeu restaurar as casas e até agora nada aconteceu”, disse o senador Andres Zaldivar (Consertação), que participou dos protestos.

O prefeito da cidade de La Poza, Ricardo Hormazabal, disse a imprensa chilena que a região de Concepción é prioridade do governo federal e que a área será reconstruída.

Com informações da Agência Brasil