Sem categoria

Antártica: integrantes da base brasileira retornam ao Rio

Na madrugada desta segunda-feira (27), cerca de 40 integrantes da Estação Antártica Comandante Ferraz, entre eles pesquisadores e servidores civis da base, desembarcaram na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

O avião C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Punta Arenas, no Chile, na tarde deste domingo (26) e, antes de chegar ao Rio, fez escala em Pelotas (RS) para o desembarque de quatro pesquisadores.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, compareceu à Base Aérea do Galeão para receber os 41 pesquisadores e funcionários da estação antártica, resgatados depois do incêndio.
Em declaração à imprensa, o servidor civil da Marinha na manutenção da base, Jasson Mariano, que desde novembro estava na base, contou que ajudou a tentar apagar o incêndio na casa de máquinas.

“Fomos acordados pelo nosso superior, nos chamando apavorado, dizendo que estava pegando fogo na base. Nós saímos com o uniforme de trabalho e fomos apoiar o grupo-base para tentar combater o fogo. Tentamos esticar a mangueira para pegar água do mar com as bombas, mas o incêndio se propagou muito rápido. A luta foi grande, mas não conseguimos”, relatou ele.

A bióloga Fernanda Siviero, que estava desde o início do fevereiro na estação antártica, contou em coletiva à imprensa que os integrantes da base passaram por grande susto.

“A gente estava na base quando foi dado o alarme de incêndio, a gente fez o procedimento de evacuação e ficamos seguros em uma parte da base [isolada]. Ficamos muito consternados e assustados com essa situação toda do incêndio. A gente não acreditou, na verdade, que fosse tomar uma proporção tão grande. Imaginamos que fosse de fácil controle. Achamos que ia ser só um susto e que, daqui a pouco, estaríamos de volta. Infelizmente não foi.”

Nova base

O comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, informou nesta segunda-feira (27) que a nova estação antártica brasileira, que substituirá a base destruída por um incêndio no sábado (25), começará a ser reconstruída no próximo verão.

Em entrevista à imprensa, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a nova estação terá “segurança redobrada” para evitar incêndios.

“Não quero me antecipar às investigações, mas não há nenhuma indicação de que [o incêndio] fosse algo que pudesse ser prevenido. Ainda é muito cedo [para saber o que será mudado em questões de segurança], mas, de qualquer forma, será feito o mais seguro possível. É um ambiente difícil, é um ambiente inóspito, é um ambiente sujeito a acidentes, que nós tentaremos minimizar da maneira mais absoluta. Isso sempre foi uma preocupação, mas evidentemente a segurança será redobrada”, disse Amorim.

O ministro ainda ressaltou que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) já foi enviado ao Chile para buscar os corpos do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do sargento Roberto Lopes dos Santos, mortos no incêndio. Se as condições climáticas permitirem, o avião irá à Ilha Rei George e retornará ao Brasil nesta terça-feira (28).

Com informações da Agência Brasil