Sem categoria

Vice-chanceler cubano critica conduta de diplomata espanhol

O vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba Dagoberto Rodríguez recomendou nesta segunda-feira (20) ao chanceler espanhol, José Manuel García-Margallo, se ocupar dos assuntos do seu país e abster-se de se imiscuir nos cubanos.

Reagindo às afirmações de García-Margallo realizadas em uma entrevista publicada na edição dominical do diário El Mundo, Rodríguez assinalou que o chefe da diplomacia espanhola utilizou expressões irrespeitosas e ingerencistas sobre os direitos humanos e o estado de direito em Cuba.

“Não é em Cuba onde estão os admiradores de Franco. É melhor que enxergue à sua volta”, expressou o vice-ministro cubano em uma declaração à qual teve acesso Prensa Latina.

“Expressamos nossa mais enérgica rejeição a essas declarações que constituem uma nova intromissão nos assuntos internos cubanos”, acrescentou o representante do país caribenho ao recordar que Havana já não é território colonial.

“O ministro espanhol deve recordar que somos desde faz mais de meio século um país soberano e independente que não aceita questionamentos de ninguém, e em particular daqueles que tentam dar lições, quando em realidade têm o teto de vidro”, afirmou.

“Seu governo deveria se ocupar de dar solução ás graves questões que enfrenta em sua sociedade como a crise econômica, o contínuo incremento do desemprego que afeta a mais de cinco milhões de pessoas, sobretudo aos jovens.”

Igualmente o exortou a se preocupar pela repressão policial contra os manifestantes pacíficos, a deplorável situação nos cárceres, entre outras violações dos direitos humanos, sempre de acordo com a nota.

Fonte: Prensa Latina