Sem categoria

Putin tem mais 58% da preferência do eleitorado russo

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, deve vencer a eleição presidencial no primeiro turno, marcado para 4 de março, com uma votação quatro vezes acima do seu rival mais próximo, segundo projeção de um instituto de pesquisa estatal.

De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Centro para o Estudo da Opinião Pública Toda a Rússia (VTsIOM), Putin tem 58,6% das intenções de votos, uma vantagem de quase 44 pontos porcentuais sobre o líder comunista Gennady Zyuganov.

Para ser eleito no primeiro turno, Putin precisa conquistar mais de 50% dos votos. Segundo a pesquisa, Zyuganov reúne apenas 14,8% das intenções de voto, seguido por Vladimir Zhirinovsky, do nacionalista Partido Liberal Democrático, com 9,4%. Outros candidatos são o bilionário Mikhail Prokhorov, com 8,7% da preferência do eleitor, e Sergei Mironov, com 7,7%.

A pesquisa da VTsIOM, que entrevistou 1.600 russos entre 11 e 12 fevereiro, tem uma margem de erro de 3,4 pontos porcentuais. “Está mais ou menos claro” quem vai ganhar e com que votação, disse Valery Fedorov, diretor-geral do centro de pesquisa. “A questão agora é quem vai receber o menor número de votos”, acrescentou.

Apenas 18% dos entrevistados disseram que não acreditam que as eleições serão justas, segundo a pesquisa. O partido de Putin, o Rússia Unida, conquistou mais da metade dos assentos da eleição parlamentar realizada em 4 de dezembro, embora tenha ficado abaixo da maioria de dois terços necessária para alterar a constituição de forma unilateral.

Fonte: Valor