Sem categoria

Senadores manifestam pesar pela morte do filho de Flávio Dino

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) requereu nesta terça-feira (14) voto de pesar pela morte de Marcelo Dino, filho de Flávio Dino, presidente da Embratur, que é ex-deputado pelo PCdoB do Maranhão. O adolescente de 13 anos teve uma parada cardiorespiratória após uma crise de asma. Os familiares do menino registraram boletim de ocorrência policial contra o Hospital Santa Lúcia, de Brasília, por demora no atendimento.

“É muito importante que nessa hora possamos dar o nosso abraço ao Flávio, à mãe do Marcelo Dino e a toda a família porque é uma hora de muita dor perder alguém com essa idade”, afirmou o senador.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também lamentou a morte de Marcelo Dino. "Durante o período em que estive com Flávio Dino e sua esposa, percebi o desespero daquelas pessoas", relatou a senadora.

Vanessa lembrou que no dia 19 de janeiro o mesmo Santa Lúcia negou atendimento ao então secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva. Ele havia sofrido um infarto do miocárdio, e acabou morrendo sem atendimento porque não tinha um talão de cheques, de acordo com denúncia da família.

"Não quero prejulgar nem culpar quem quer que seja, mas é preciso fazer uma análise da atuação das unidades de saúde deste país. Quantas pessoas perdem a vida por razões fúteis como falta de atendimento ou negligência?" questionou a senadora.

Para Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), cabe à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado acompanhar o caso para, talvez, evitar que outras pessoas morram de forma precoce em hospitais brasileiros.

Em apartes, os senadores Pedro Taques (PDT-MT), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Lídice da Mata (PSB-BA) e Marta Suplicy (PT-SP) expressaram solidariedade aos familiares do adolescente. Os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Sérgio Petecão (PSD-AC) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também se solidarizaram com a família.

Agência Senado