Sem categoria

Líder do PCdoB anuncia decisões da reunião do conselho político

A primeira reunião do conselho político deste ano, na manhã desta terça-feira (14), fez uma avaliação positiva da situação econômica do país, definiu para depois do Carnaval as votações das matérias polêmicas no Congresso e estabeleceu uma agenda de encontros semanais da presidente Dilma com os partidos da base aliada. O conselho político é o fórum que reúne a presidente Dilma e seus principais ministros com os líderes e presidentes dos partidos aliados.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Luciana Santos (PE), que participou pela primeira vez da reunião, disse que a presidente Dilma destacou como foco principal a qualidade dos serviços públicos, além de toda a política econômica e social que está em curso.

Na avaliação de Luciana Santos, “existem áreas de atrito entre o governo e a base aliada, mas há disposição de superá-los". Ela acredita que o governo quer “aparar as arestas” com seus aliados nas reuniões com as bancadas. O governo estabeleceu uma agenda de reunião – três por semana – para conversar com os partidos da base.

O governo abandonou a ideia de votar o projeto de previdência complementar do servidor público federal antes do Carnaval. A votação ficou marcada para o dia 28 de fevereiro; a do Código Florestal para o dia 6 de março e a Lei Geral da Copa para a semana seguinte. E acredita que esta semana a Câmara pode votar uma das seis Medidas Provisórias que trancam a pauta de votações.

A líder comunista lembrou que em dezembro passado foi feito um acordo entre os líderes da base que a previdência do servidor seria aprovada se o governo cedesse em quatro itens. Mas, ainda persistem dúvidas sobre o atendimento da aposentadoria especial para mulheres, professores … e o PDT está com dúvida sobre a figura jurídica da Funpresp, que será uma fundação de natureza pública e regime jurídico privado.

Cenário otimista

A reunião do conselho político começou com uma explanação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a política econômica e o cenário internacional. Ele apresentou um cenário otimista que se reflete na expectativa da população. Pesquisas e levantamentos indicam que 74% dos brasileiros estão otimistas com a política econômica brasileira.

A deputada Luciana Santos elogiou a decisão do governo de fortalecer o mercado interno, manter a ascensão das classes sociais, reduzir os juros e aumentar a taxa de investimentos ainda mais do que no ano passado, que foi de 19% do PIB (Produto Interno Bruto), para mais de 20%. “Eu disse que tudo isso garante o que defendemos que é o desenvolvimento do país”, afirmou.

Outros assuntos foram discutidos na reunião como a greve dos policiais militares. O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves(PB) falou que a aprovação da PEC 300, que estabelece piso salarial nacional para policiais e bombeiro, não é problema da União e nem do Congresso, é dos estados, que não tem sustentabilidade financeira para arcar com o salário maior.

Para a deputada Luciana Santos, “o Conselho Político é um fórum privilegiado porque reúne a presidente Dilma, o vice presidente e os principais ministros e um ambiente propício para discutir informações e construir unidade na política de ação. O governo fala de suas prioridades e os líderes colocam suas sugestões”, explicou.

De Brasília
Márcia Xavier