Sem categoria

Senadora critica atuação dos Estados Unidos na crise mundial

“A crise capitalista prolifera pelo mundo como um câncer e os países ricos causadores da crise tentam transferir a responsabilidade para países mais pobres”, disse a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (13), analisando a crise que atinge a economia mundial. Ela criticou a atuação dos Estados Unidos diante da crise, com medidas como a excessiva valorização do dólar.

Para ela, é possível perceber uma transição para um novo mundo. Vanessa Grazziotin disse que a posição e a influência dos Estados Unidos começam a ruir, enquanto a China socialista, com crescimentos econômicos recordes, surge como um ator principal na economia mundial. A parlamentar também destacou o potencial econômico de países como Rússia, Índia e Brasil.

“O Brasil não é uma miragem, não é um país fechado, mas é uma interessante realidade. O pensamento brasileiro, hoje, é capaz de influenciar o mundo”, destacou. A senadora reconheceu que o Brasil precisa avançar mais. Segundo Vanessa Grazziotin, o Brasil precisa "ir além" para buscar crescimentos mais robustos e resolver gargalos de infraestrutura.

Ela afirmou que país tem a maior diversidade ambiental do mundo e grandes reservas minerais, de petróleo e de água doce. A parlamentar também elogiou os países da América Latina, que buscam uma identificação maior com seu povo e com suas necessidades.

“Apesar das tentativas do império norte-americano, a América Latina se sobressai com seus governos democráticos e progressistas”, disse a senadora.

Haitianos

Vanessa Grazziotin anunciou que Comissão de Relações Exteriores (CRE) vai realizar, nesta segunda-feira (13), o primeiro de um ciclo de debates para discutir a questão dos migrantes haitianos que estão chegando ao Brasil. Ela afirmou que o principal destino dos haitianos no Brasil é o estado do Amazonas. “Na semana passada, chegaram 400 haitianos. Somente em Manaus há, hoje, entre cinco e seis mil haitianos”, informou.

A senadora elogiou a mobilização do governo e da sociedade do Amazonas, no sentido de garantir condições dignas de vida para os haitianos, desde a questão do emprego até condições de saúde. Para ela, prestar atendimento aos haitianos é uma ação humanitária.

Fonte: Agência Senado