Lucia denuncia falta de alimentos em escolas públicas de Manaus

A vereadora Lucia Antony denunciou, nesta segunda-feira (13), na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que a Prefeitura de Manaus reduziu em 15% a quantidade de produtos regionais que eram comprados há cinco anos para serem usados no cardápio da merenda dos alunos das escolas públicas municipais.

Ela salientou que alimentos saudáveis como frutas e verduras foram reduzidos na dieta alimentar dos alunos, enquanto as frituras passaram a ser consumidas com mais frequência, gerando problemas de desnutrição e obesidade nas crianças. “Sabemos da importância da alimentação saudável, inclusive, apresentei projetos neste sentido. As crianças precisam ter uma alimentação balanceada para evitar os problemas que temos hoje onde a maioria das nossas crianças ou estãos obesas ou estão desnutridas porque a alimentação servida nas escolas é inadequada”, afirmou.

Prestação de contas
A vereadora Lucia Antony prestou contas, hoje, da visita que fez, semana passada, com a Comissão de Educação da CMM, à escola André Araújo, na rua da Penetração, no Parque 10, Zona Centro-Sul. Ela confirmou ser verdadeira a denúncia que a unidade educacional estava sendo usado para rituais que incitam o preconceito religioso, incluindo, a queima de uma cruz.
A parlamentar salientou que, além do desvio de função, a escola André Araújo também sofre com a falta de material didático, escassez de profissionais capacitados e com estrutura precária do local. “A escola precisa de reformas, de professores e de material, pois vimos que no local há apenas 15 copos para 500 alunos, além de um caderno pequeno, dois lápis, uma borracha e um apontador”, afirmou, ressaltando que ela defende a construção de uma nova unidade para alunos com necessidades especiais entre as zonas Norte e Leste.
Por conta desta situação, Lucia Antony vai apresentar um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para discutir o funcionamento da escola André Araújo, a educação especial em Manaus, de modo geral, e a questão da merenda escolar.

Descaso das autoridades
Segundo Lucia Antony, a denúncia do uso da escola André Araújo por parte de grupos religiosos para queimar símbolos de outras crenças já havia sido levada ao conhecimento do secretário Municipal de Educação (Semed), Mauro Lippi, no ano passado. Contudo, até o momento, apesar da gravidade da denúncia, nenhuma resposta foi dada pelo secretário.
Devido a inércia do titular da Semed diante do ocorrido, a parlamentar decidiu levar a questão para o Legislativo Municipal, solicitando por meio de requerimento, uma ação concreta da Comissão de Educação para averiguar in loco as reclamações dos pais dos alunos.

Assessoria de Comunicação