Carnaval: 2,5 milhões de camisinhas são distribuídas contra aids

Além de distribuir 2 milhões e 500 mil camisinhas do SUS para as 21 regionais de saúde do Estado com o objetivo de proteger a população contra a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis no carnaval deste ano, a Secretaria da Saúde participará de blitze educativas em dois trechos de rodovias estaduais numa parceria com a Polícia Rodoviária Estadual.

São trechos da CE 040 e da CE 060 que levam, tradicionalmente, para as praias dos litorais leste e oeste os maiores números de foliões no feriadão, que este ano vai de 18 a 21 de fevereiro.

Nas blitze, mobilizadores da Sesa distribuirão entre os motoristas kits de prevenção, com preservativos, folderes e revistas que orientam sobre o uso da camisinha e como ela protege contra a aids, sífilis e das hepatites B e C. Nos folderes o Ministério da Saúde mostra como ocorre a transmissão do vírus da aids, o HIV. Destaca que ninguém pega aids com aperto de mão ou abraço nem compartilhando talheres ou tomando banho de piscina. A transmissão ocorre principalmente através do sexo sem camisinha.

A nova campanha do Ministério da Saúde, lançada esta semana, com a chamada “Se rolar, use camisinha”, é focada nos jovens gays de 15 a 24 anos. Segundo dados do MS, de 1998 a 2010, o percentual de casos da doença na população heterossexual nessa faixa etária caiu 20,1%. Já entre os gays da mesma faixa etária houve aumento de 10,1%.

A campanha chama a atenção para o risco do álcool, que durante o carnaval tem elevado consumo, na falta de cuidados com a aids e outras DSTs. Alerta que com o álcool as pessoas podem deixar a camisinha de lado. E ainda de olho na saúde e vida dos foliões, a campanha também lembra: “Se beber, não dirija”.

Íntegra da campanha
 
Fonte: Sesa