Sem categoria

Vanessa Grazziotin comemora crescimento da indústria nacional

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em discurso no Plenário nesta quarta-feira (8), comemorou os índices de crescimento da indústria apontados por pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (7). Os dados são relativos a 13 estados, além da Região Nordeste, e apontam crescimento em nove áreas.

Em seis delas, acrescentou Vanessa Grazziotin, o crescimento foi maior que a média nacional. Ela informou que o Paraná cresceu 7%, o maior índice registrado, e o Amazonas, 4%. “Se não fosse a crise econômica internacional, certamente teríamos números melhores”, lamentou a senadora.

“São dados para comemorar. Mas precisamos comemorar lutando, para que tenhamos números ainda melhores”, concluiu.

De acordo com Vanessa, registrar um crescimento de 4% na indústria é muito relevante para o Amazonas, já que a economia do estado está baseada nas indústrias da Zona Franca de Manaus. A senadora chamou a atenção para a indústria de eletrônicos, que trabalham com base em incentivos fiscais. Segundo a senadora, é importante a manutenção do modelo da Zona Franca, como forma de manter os empregos e o desenvolvimento da região.

Vanessa disse que entre os desafios do Poder Legislativo para este ano está a análise de duas matérias: a prorrogação dos incentivos da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos e a expansão para a região metropolitana da capital amazonense. A senadora aproveitou para agradecer o apoio da presidente Dilma Rousseff às questões econômicas do Amazonas.

Fonte: Agência Senado