Sem categoria

UBM estará presente na posse da nova ministra da SPM

A coordenadora nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM ) e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Elza Campos, participará da solenidade de posse da nova ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci de Oliveira, na sexta-feira (10), às 10h30, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores, Eleonora é pesquisadora feminista com visão política independente. Mineira da cidade de Lavras, nascida em 21 de agosto de 1944, é divorciada e tem dois filhos – Maria, de 42 anos, e Gustavo, com 37 – e três netos, Stella, João e Gregório.

Na juventude, interessa-se pelo ideário socialista e inicia sua participação em organizações de esquerda após o golpe militar de 64. Passou quase três anos na cadeia em São Paulo, de 1971 a 1973.

Ao sair da prisão, reorganiza sua via em João Pessoa, na Paraíba, onde inicia sua carreira docente na Universidade Federal da Paraíba. É nesse período que a militância feminista e a paixão pela pesquisa sobre as condições de vida das mulheres brasileiras ganham relevo na sua trajetória acadêmica e política.

Eleonora Menicucci de Oliveira é feminista de primeira hora, da chamada "segunda onda do feminismo brasileiro", que acontece a partir de 1975.

Como pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de São Paulo, publica regularmente artigos e estudos sobre temas críticos da condição das mulheres nos campos da saúde, violência e trabalho.

Fonte: UBM