Vanessa quer fiscalização do governo federal sobre obras da Copa

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu o acompanhamento, pelo governo federal, das obras que visam a preparação do país para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Ela afirmou nesta segunda-feira (6), em Plenário, que a responsabilidade das 12 cidades-sede são grandes, mas que a Copa é do Brasil e o governo central tem de fiscalizar sua preparação.

A senadora declarou que Manaus é o destino de maior interesse dos estrangeiros, chegando, em muitas pesquisas, a superar o Rio de Janeiro.

Vanessa Grazziotin defendeu o modelo de desenvolvimento regional do estado do Amazonas. De acordo com ela, a Zona Franca de Manaus, com faturamento em 2011 de US$ 440 bilhões e 120 mil empregos, permite a preservação das florestas em grande escala. Ela informou que 98% das florestas no Amazonas estão preservadas, 70% delas devido à atividade comercial concentrada na Zona Franca, onde mais de 400 empresas estão instaladas.

A senadora, porém, afirmou que a Copa tem de deixar um legado para a população, como a melhoria da mobilidade urbana, do porto e do aeroporto.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavancanti (PTB-RR) elogiou o pronunciamento da colega.

Da Redação / Agência Senado