Poesia na Troça Bacanal do Bandeira

Poeta que percorreu vários temas em sua obra, Manuel Bandeira lançou um olhar especial para uma das expressões culturais mais representativas do povo brasileiro.

O livro Carnaval, lançado em 1919, marcou uma espécie de libertação do artista em relação à herança parnasiano-simbolista e consolidou o nome de Bandeira entre os grandes expoentes do Modernismo. É justamente esse espírito livre e irreverente que serve de inspiração para a criação da Troça Carnavalesca Mista Bacanal, grupo organizado pelo Espaço Pasárgada – equipamento cultural ligado à Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe – e que desfilará nas ruas do Centro do Recife pela primeira vez na próxima quinta-feira (9).

Antes da troça ganhar as ruas, o público será agraciado com um recital do Grupo de Poesia Vozes Femininas formado por Cida Pedrosa, Mariane Bigio, Silvana Menezes e Susana Morais. O repertório não poderia ser mais apropriado: no primeiro bloco os poemas contidos em Carnaval e no segundo bloco as poetas dão vida aos versos fesceninos e eróticos de autoria do próprio grupo e de outros autores, como Luiz Gonzaga, Bráulio Tavares e Kerlle Magalhães. Na ocasião o Vozes Femininas também lançará o site oficial do grupo.

"No Dia do Frevo (9 de fevereiro) a poesia é a musa. A poesia tem essa coisa que inebria. O Carnaval também. Desta vez, o recital do Vozes Femininas vai ser carnal, erótico, feminino, debochado, brincalhão. Estamos felizes por participar do Bacanal do Bandeira", destaca a poeta Cida Pedrosa. Para a gestora do Espaço Pasárgada, Selma Coelho, o clima da troça tem total relação com a obra de Bandeira. "Vamos nos contagiar pelo espírito dos poemas de Bandeira e fazer um Carnaval cheio de lirismo e alegria. Durante o percurso teremos brevíssimas paradas para recitais de poesias. Ele (Bandeira) nos deixou todos as chaves", comenta.

Após o recital, haverá a fundação e desfile da T.C.M. Bacanal. O percurso segue pela Rua da União, Rua do Riachuelo, Rua da Saudade , Mamede Simões e Rua da Aurora. Para garantir a animação uma orquestra de frevo executará clássicos do ritmo pernambucano. A troça será dividida em alas cujos nomes serão títulos dos poemas do livro Carnaval. Os interessados em adquirir as camisetas do bloco, exclusivas, pintadas à mão pela artista plástica Regina Carvalho (R$20,00) podem entrar em contato pelo fone: (81) 3184.3165 ou dirigir-se ao Espaço Pasárgada. O poema Bacanal será musicado em ritmo de frevo por Myriam Brindeiro, com arranjo do Maestro José Gomes.

Serviço:

Troça Carnavalesca Mista Bacanal
Quando: Nesta quinta-feira (9), a partir das 19h
Local: Espaço Pasárgada – Rua da União, 263 – Boa Vista

Programação:

Lançamento do Site do Grupo Vozes Femininas
Recital do “Projeto Vozes Femininas – a palavra em movimento”
Microfone aberto para poesia
Saída da T.C.M. Bacanal
Contatos para informações e compras de camisetas: (81) 3184.3165 / pasargada.fundarpe@gmail.com

Fonte Blog Agenda Cultural do Recife