Braga e Omar podem apoiar candidatura de Vanessa em Manaus

Vanessa afirma que não se considera pré-candidata à prefeita de Manaus. Mas defende que, na corrida à Prefeitura da capital amazonense, os grupos de Omar e Braga têm que manter a mesma unidade que possibilitou a eleição dela ao Senado

Vanessa cuba palestina

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) aparece hoje como um dos nomes com chances de representar o consenso entre o senador Eduardo Braga (PMDB) e o governador Omar Aziz (PSD) numa candidatura do grupo à Prefeitura de Manaus este ano. Em 2010, graças à união do bloco partidário liderado por Braga e Omar, a comunista conseguiu uma vaga no Senado Federal, desbancando o ex-senador tucano Artur Virgílio Neto (PSDB), desafeto político de Braga.

Vanessa afirma que não se considera pré-candidata à prefeita de Manaus. Mas defende que, na corrida à Prefeitura da capital amazonense, os grupos de Omar e Braga têm que manter a mesma unidade que possibilitou a eleição dela ao Senado. Por defender essa união, a comunista disse que “não põe, mas também não tira” o nome dela do jogo eleitoral de 2012.

“Eu vejo a condição da cidade de Manaus numa situação extremamente delicada. O que vai exigir de todos nós uma grande unidade. Acho que ficar numa disputa política, e colocar essa disputa acima dos problemas da cidade, pode fazer com que os problemas persistam por períodos maiores. Então, por conta disso, eu nem ponho e nem tiro (meu nome da disputa)”, comentou Vanessa.

Às vésperas da votação em 2010, as pesquisas colocavam Vanessa e o ex-senador Artur tecnicamente empatados na briga pela segunda vaga ao Senado. Mas, nas urnas, a concentração de forças de Omar e Braga foi decisiva para a vitória da então deputada federal. Ao final, a diferença de votos entre a comunista e o ex-senador tucano foi de 28.580 votos.

Líder do PSD no Amazonas, Omar declarou que, caso Braga seja candidato a prefeito, terá o apoio dele. Mas, se o senador apenas indicar um candidato, o governador afirmou que não se sentirá obrigado a apoiar a escolha do aliado, o que forçaria os grupos a discutirem os caminhos que seguirão em 2012.

Na sexta-feira, Braga disse que encarava a declaração de Omar com naturalidade porque “eu também não tenho obrigação de apoiar o candidato dele”.

Em 2010, o então governador Braga foi o principal cabo eleitoral de Vanessa, sob a anuência de Omar, o seu vice-governador, que pleiteava o cargo de governador. Nesse final de semana, Braga e Omar se reuniram, e trataram da sucessão municipal de 2012.

Na sexta, um dia antes do encontro entre Omar e Braga, o governador disse que os interesses dos dois nas eleições de 2012 não seriam definidos no encontro, mas apenas no final de março. Sobre o nome de Vanessa como candidata, ambos elogiaram a senadora, mas disseram que não trataram com ela sobre o tema.

Lúcio Pinheiro,
do jornal A Crítica