Sem categoria

EUA: Romney consolida liderança na disputa republicana

Mitt Romney se consolidou neste (5) como líder na disputa pela candidatura republicana à Presidência dos Estados Unidos com uma vitória nas primárias de Nevada, a segunda em uma semana após seu triunfo na terça-feira na Flórida.

Pouco depois de se conhecer os primeiros resultados, as televisões e jornais do país declararam vencedor o ex-governador de Massachusets, em uma noite que teve poucas surpresas e na qual Romney se permitiu fazer duras críticas ao presidente Barack Obama, com a retórica própria de candidato.

"Os Estados Unidos precisam de um presidente que possa recuperar a economia porque a entende. Eu a entendo, e eu a recuperarei", assegurou o político no estado mais castigado pelo desemprego do país, com uma taxa de desemprego de 12,6%.

Com 43% dos votos apurados, Romney obteve 44% dos votos em Nevada, com uma ampla vantagem sobre seu imediato concorrente, o ex-presidente da Câmara de Representantes (Câmara dos deputados) Newt Gingrich, que ficou com 25%. Em terceiro lugar, vinha o congressista Ron Paul, com 18% dos votos, e em quarto, o ex-senador Rick Santorum, com 12%.

"Não vou me retirar da disputa e o contraste entre Romney e eu vai ser tornar mais amplo e mais claro à medida que avançarmos", disse Gingrich, que se comprometeu a seguir na corrida até a convenção nacional republicana, que se realizará em Tampa (Flórida) em agosto, quando se escolherá o rival de Obama para as eleições gerais de novembro.

As primárias republicanas

Em Nevada estavam em jogo, através do sistema indireto das assembleias populares, 28 delegados, dos quais se prevê que Romney acumule dez, Gingrich e Paul 3 cada um e Santorum 2.
Até o momento, e segundo essa divisão ainda preliminar, Romney já soma 94 representantes para a convenção republicana de Tampa. Gingrich soma 30, enquanto Santorum alcança 12 e Paul tem até o momento 11. São necessários 1.144 para conseguir a candidatura. 

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que represent Terraam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses (pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é aberto).

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Fonte:Terra