Sintepe promove ação durante formação continuada

O Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) promoveu uma mobilização, nesta quarta-feira (01), no Chevrolet Hall, em Olinda, durante a formação continuada organizada pela Secretaria Estadual de Educação.

 

Diretores da entidade realizaram a entrega da edição especial do Jornal do Sintepe, que traz as ações que estão sendo preparadas pela entidade para o próximo período, dentre elas a cobrança da aplicação da Lei do Piso do Magistério, reajustando em 22,23% o salário dos professores. Além disso, a publicação impressa apresenta detalhes sobre a preparação para a greve geral que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de março, em todo o Brasil.

A formação continuada teve início com cerca 40 minutos de atraso. Além disso, os professores tiveram de enfrentar um pequeno tumulto logo na entrada da casa de shows. Alguns docentes foram vestidos de preto em protesto contra a desvalorização da educação pública de Pernambuco. A abertura do evento foi feita pelo Secretário Estadual de Educação, Anderson Gomes, que foi recepcionado por vaias dos docentes e faixas que cobravam o pagamento do reajuste prometido pelo governo do estado.

Com o tema “Escola: Espaço de Inovação e Construção do Conhecimento para a Construção de uma Cidadania Ativa”, a capacitação ocorre em todas as outras Gerências Regionais de Educação (GREs). Ao todo, aproximadamente 25 mil professores participam da formação.

Mobilização nacional

Nos dias 14, 15 e 16 de março o Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) promove uma greve nacional com objetivo de exigir o cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério. Além de pressionar para que a Lei seja aplicada na íntegra, a greve vai cobrar que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) sejam utilizados em investimentos na educação nacional. Aprovada em 2008 a Lei Nacional do Piso do Magistério foi criada para valorizar os profissionais em educação e melhorar o ensino em todo o país. Além do Piso Salarial está previsto que um terço da carga horária seja destinado a trabalhos extraclasses.

Fonte: Sintepe