Sem categoria

Candidato do Partido Socialista abre vantagem sobre Sarkozy

O candidato do PArtido Socialista à Presidência da França, François Hollande, aumentou sua vantagem sobre o atual chefe de Estado, Nicolas Sarkozy, nas últimas três pesquisas de opinião realizadas pelos principais institutos do país. O primeiro turno da eleição será realizado no dia 22 de abril, e o segundo turno está marcado para 6 de maio.

As entrevistas dos três levantamentos foram realizadas após o discurso em rede nacional de Sarkozy realizado neste domingo (29) para anunciar suas medidas de fim de mandato. A campanha de Sarkozy tinha esperanças de que a intervenção televisiva, transmitida pelos seis maiores canais de televisão franceses, pudesse ser revertida em estímulo nas sondagens, o que definitivamente não ocorreu.

Hollande continua com uma vantagem tranqüila sobre Sarkozy, da conservadora UMP (União por um Movimento Popular) nas estimativas para os dois turnos. As pesquisas também mostraram um recuo dos dois candidatos mais próximos dos líderes, a ultradireitista Marine Le Pen (Frente Nacional) e o centrista François Bayroux (Movimento Democrático).

O estudo mais recente é do Ifop, encomendado por Europe 1, Paris Match e o Senado, e foi divulgado nesta quarta-feira (31). Ele apontou que Sarkozy progrediu apenas meio ponto percentual, chegando a 24,5% das preferências, enquanto Hollande subiu de 28% para 31% em relação à última amostragem do instituto, divulgada em 14 de janeiro. Na simulação de segundo turno, Hollande venceria Sarkozy por 58% a 42%, diferença que aumentou em um ponto.

Marine caiu um ponto (de 20% para 19%), assim como Bayroux (11,5%). Jean-Luc Mélenchon, da coligação Frente de Esquerda, da qual faz parte o Partido Comunista, se consolida na quinta posição, com 7,5%, seguido de Eva Joly, dos verdes, com 3%. Já o ex-premiê e chanceler Dominique De Villepin (República Solidária), arquirrival de Sarkozy, derrapou dos 2% para 1%. Os demais postulantes não alcançam 1%.

Nesta terça-feira (31), o candidato Jean-Pierre Chévenement, do Movimento Republicano e Cidadão (MRC), dissidente do PS, anunciou sua desistência à corrida Presidencial. Com média de 0,5 pontos nas pesquisas, o "Che", como é conhecido, admitiu não ter mais meios financeiros de prosseguir com sua campanha.

Outras pesquisas

Já o BVA coloca Hollande com 34% (crescimento de quatro pontos percentuais), contra 25% do atual presidente (dois pontos a mais), 15% de Marine (-3) e 12% de Bayroux (-1). Mélenchon sobe um ponto (8%) seguido por Joly (3%) e De Villepin (2%), que ficaram estáveis. No segundo turno, Hollande teria totalizaria 57% contra 43% do candidato da situação, o mesmo escore da última pesquisa, realizada no último dia 19.

Na pesquisa do TNS-Sofres, encomendada pela revista Le Nouvel Observateur e o canal i-Télé, a diferença entre Hollande e Sarkozy no segundo turno, que já era grande, subiu para vinte pontos. O socialista sobre de 58% para 60%, contra a queda de 42% para 40% do conservador. No primeiro turno, Hollande subiu 1,5 ponto (31,5%), contra um de Sarkozy (26%). A extrema-direita caiu de 18% para 16%, enquanto Bayroux sobe um ponto (12%). Seguem Mélenchon com 9% (+2), Joly com 3% (-1) e De Villpepin com 1,5% (-1).

Fonte: Opera Mundi