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Que nome você daria ao estádio do Corinthians ?

A pergunta é uma provocação, e tem apavorado os dirigentes corintianos. Nada pode ser pior para um clube que aspira vender os direitos de nomeação de seu estádio, do que enquetes como essas.

Por Ricardo Araujo, Exame.com

Ainda mais que se trata de um espaço novo, e portanto, com melhores chances de obter um patrocinador, ao contrário de um espaço que carrega a marca de um patrocinador anterior na memória do público em geral.

O clube sonha alto. Ambiciona vender a nomeação por um dos maiores valores mensais já pagos na história (R$ 30 milhões / ano), em patrocínios desse tipo (o recorde é de US$ 23,3 mi / ano), com o objetivo de financiar boa parte da construção.

Um sonho difícil de ser alcançado, principalmente pela falta de parâmetros de mercado, e pela falta de cultura dos patrocinadores no Brasil sobre esse tipo de negócio (geralmente calcados na busca exclusiva de mídia espontânea).

Para viabilizar o sonho, os dirigentes do Corinthians teriam “pedido” aos órgãos de mídia para evitar “nomear” antecipadamente o futuro estádio com os apelidos que infelizmente já estão na boca do povo.

A resposta ao pedido, foi uma enquete de um portal de internet convocando as pessoas a optarem por alguns nomes de uma relação disponibilizada, nenhum deles, claro, que possua a simpatia do clube. Uma pena, pois isso só joga contra as pretensões do clube e reduz o interesse de possíveis interessados.

Talvez fosse melhor que o clube tivesse solicitado a “pesquisa”, pois assim, quem sabe, o portal não teria feito, por achar que estava sendo “pautado”…

O certo é que essa é uma nomeação delicada, pois envolve um mercado cru, e uma ambição de valor excessiva, além do que, nomeações eficazes envolvem necessáriamente contratos de longo prazo.

E o longo prazo infelizmente causa calafrios em grande parte dos patrocinadores no Brasil.

Fonte: Exame