Bacalhau da Amazônia é eleito melhor exemplo sustentável no FST

O Bacalhau da Amazônia foi classificado com o melhor exemplo de alternativa para o desenvolvimento sustentável em seminário que tratou sobre o tema no Fórum Social Temático, que acontece desde o dia 24 e segue até o dia 29, em Porto Alegre. A informação é da reportagem veiculada no programa a Voz do Brasil (áudio em anexo).

Eron FST

O secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, foi um dos palestrantes no seminário ‘Desenvolvimento Sustentável: modelo alternativo na América Latina’. “É preciso usar os recursos naturais de forma manejada para que eu possa usar hoje e amanhã também, preservando os recursos naturais para que a geração do presente não seja responsável pelo desastre do futuro”, resumiu.

O bacalhau da Amazônia foi apresentado durante o segundo dia do Fórum Social Temático. Eron explicou que além de gerar emprego e renda a partir do pirarucu manejado, o projeto da primeira indústria de bacalhau da América do Sul aumentou a renda dos pescadores e o lucro será dividido entre eles.

Além do peixe processado, foram apresentados temas como o melhor uso da terra para a produção de grãos, uso de energia alternativa e segurança alimentar.

Para o secretário do Foro em SP, coordenador da mesa de debates, Valter Pomar, a discussão é uma forma de tornar a América Latina soberana. “Há uma preocupação de não ser pólo passivo na discussão”, afirmou.

No debate, o Brasil adiantou a discussão sobre propostas que o governo brasileiro deve levar para a Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, que vai ocorrer em junho no Rio de Janeiro. A meta é estipular metas sociais para serem cumpridas até 2030.

O Fórum Social Temático (FST) se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20.

Representantes do Brasil, Argentina, Venezuela e Paraguai participaram do seminário.

Da Redação, com informações da Voz do Brasil