Sem categoria

Reino Unido se aproxima de recessão após queda do PIB

A economia britânica ficou mais perto da recessão nos três últimos meses de 2011, após a produção interna ter se contraído pela primeira vez em um ano, mostraram dados oficiais nesta quarta-feira (25).

Os resultados reforçam as expectativas de que o Banco da Inglaterra vai injetar mais dinheiro na economia no próximo mês após o chefe do Banco Central, Mervyn King, ter alertado sobre uma dura recuperação pela frente.

O centro oficial de estatística britânico informou a prévia de que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,2% no quarto trimestre após ter crescido 0,6% no terceiro trimestre de 2011. O resultado foi pior do que a contração de 0,1% prevista por economistas.

A queda vem levemente acima da previsão do BC e do Escritório de Responsabilidade Orçamentária, órgão independente que verifica se as metas fiscais do governo são sustentáveis.

Para 2011 como um todo, o PIB se expandiu 0,9%, menos da metade do crescimento em 2010.

No ano, a produção de riquezas no quarto trimestre foi 0,8% maior, inflada pela grande queda um ano antes por causa da neve rigorosa.

Se o PIB do Reino Unido cair nos três primeiros meses do ano, o país terá a segunda recessão em três anos.

O resultado aumenta as chances de que o BC aprove uma injeção de mais 50 bilhões de libras em auxílio em fevereiro, tendo em vista que as aquisições com 75 bilhões de libras iniciadas em outubro já acabaram.

Com agências