Marcha de abertura do Forum Social Temático reúne 20 mil pessoas

Nem o calor intenso no início, nem a chuva torrencial desaminaram os 20 mil participantes da marcha de abertura do Fórum Social Temático 2012, em Porto Alegre.

Marcha abertura Forum - Marcia Carvalho

Provando mais uma vez ser um espaço da pluralidade de pensamento, a marcha teve espaço para as mais diversas causas e ativismos. Iniciada no Largo Glênio Peres, na frente do mercado público municipal, a marcha percorreu a Avenida Borges de Medeiros e finalizou no Anfiteatro Pôr do Sol, onde houve um show de artistas.

O PCdoB do Rio Grande do Sul esteve presente com militantes de variadas setoriais, além de contar com o prestigio de diversas lideranças, como o deputado federal Assis Melo, o presidente nacional da UJS, André Tokarski, o vice-presidente nacional da CTB, Nivaldo Santana, e os dirigentes nacionais do PCdoB, Aldo Arantes (Meio Ambiente), Ricardo Alemão Abreu (Relações Internacionais) e Lucia Stumpf (Movimentos Sociais). 

Na avaliação do presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor “a marcha serviu para a CTB dar uma demonstração de força de seus integrantes, que lideraram a manifestação, desde a concentração, na Fetag, até o desfile em que se destacou o samba da CTB, tão contagiante que as pessoas cantavam nas ruas, o que para nós teve um significado muito importante”. Guiomar destacou também a integração dos movimentos sociais junto à CTB, principalmente os jovens da UNE, UBES e UJS. “Todos estão aliados ao projeto que a CTB defende”.

“Foi bonito ver a participação aguerrida da militância da CTB. Agora, consideramos extremamente importante a manutenção da mobilização até o final, com a participação de todos os militantes da CTB nos debates que serão promovidos durante o Fórum”, finalizou Guiomar Vidor.

Depois de caminhar desde o largo Glênio Peres até o anfiteatro Pôr do Sol, os participantes se concentraram para acompanhar os shows de abertura do FST 2012.

Da redação local