Sem categoria

Britânica faz primeira travessia feminina solitária da Antártica

No dia 22 de janeiro, depois de 59 dias esquiando num dos poucos lugares ainda remotos do planeta, a britânica Felicity Aston se tornou a primeira mulher a completar a travessia da Antártida em solitário, contando apenas com esquis e seus músculos.

Por Eliseu Frechou

Felicity Aston, britânica - Coleção Pessoal

Formada em Física, Aston iniciou sua aventura dia 25 de novembro, quando um avião chileno a deixou na Plataforma Ross. Quase dois meses depois, Aston conseguiu atravessar a Antartida de costa a costa, enfrentando gretas escondidas na neve, tormentas, lesões e queimaduras do frio intenso.

Aston disse que “O mais difícil foi adaptar-se à solidão da interminável imensidão de gelo e neve”. Após ser deixada na plataforma Ross, a aventureira necessitou de 27 dias para chegar ao Pólo Sul geográfico, onde descansou um dia na base que os Estados Unidos mantém no lugar zona. Para chegar à esta estação, e cumprir a primeira parte do trajeto, teve que andar cerca de 625km. A segunda parte do trajeto, até a baía Hércules, levou 32 dias para ser percorrido. Durante a travessia, houve apenas dois pontos onde aviões jogaram mantimentos e equipamentos para Aston.

Fonte: ESPN