Sem categoria

Battisti lança romance durante Fórum Social Temático 2012

O ativista italiano Cesare Battisti, que protagonizou uma batalha diplomática entre Brasil e Itália até ser reconhecido como refugiado político, está no Fórum Social Temático (FST), que começou hoje (24) em Porto Alegre. Battisti está no megaevento dos movimentos sociais para lançar seu romance Ao Pé do Muro, na quinta-feira (26).

No entanto, não deve participar de outros debates durante o FST. “Não vou participar de nenhuma manifestação, minha condição não me permite envolvimento na política nacional”, disse hoje (25) em rápida entrevista aos jornalistas presentes.

O livro, escrito durante a estada do italiano no Presídio da Papuda, em Brasília, é seu 16º romance  e tem, segundo o autor, “verdades muito fortes”, apesar de ser uma obra de ficção. “Biografias é melhor que façam os outros”, brincou o italiano.

De forma quase anônima, Battisti estava na plateia durante o evento de abertura do FST, no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Ele negou qualquer contato com o governador Tarso Genro, defensor de sua permanência no Brasil como refugiado político. “O governador tem assuntos muito mais importantes que o caso Battisti, que acabou”, disse.

"O Battisti foi vítima de um massacre midiático deliberado promovido por um governo corrupto", declarou Tarso, em referência ao governo do ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi. Durante entrevista coletiva, após cerimônia de abertura do evento, Tarso Genro disse que não tem nenhuma relação pessoal ou política com o italiano, mas que se encontrá-lo durante o fórum vai cumprimentá-lo.

Com Agência Brasil