Semar implanta projeto de revitalização de riacho em Gilbués

O projeto de revitalização é resultado da parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Semar (responsável pelo Nuperade) e o Governo Federal

Assinatura - Francisco Leal (CCOM)
O governador Wilson Martins esteve no município de Gilbués, nesta sexta-feira (20), onde visitou o Núcleo de Pesquisas de Combate à desertificação (Nuperade). Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para a revitalização da microbacia do Riacho Sucuruiú, ameaçada por conta da degradação que atinge os solos da região. Os investimentos são de R$ 2,9 milhões.

O projeto de revitalização é resultado da parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Semar (responsável pelo Nuperade) e o Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Quero aqui parabenizar à Semar e também à Codevasf por esse projeto que vai acabar com a história dos municípios serem engolidos pelo deserto”, declarou o governador.

Durante a visita ao núcleo, houve uma apresentação detalhada do projeto de revitalização, idealizado pela Fundação Agente e pela Semar e que envolve um conjunto de ações. O Nuperade tem três áreas de atuação. A primeira é dentro do próprio núcleo, a segunda é no riacho e a terceira é nas unidades de produções, onde existem plantações com aplicação de tecnologias próprias à tipologia das terras.

“Desde criança ouço dizer que essas cidades vão ser tomadas pelo deserto. E agora, vejo o Governo trabalhando junto com a população para mudar essa realidade”, disse o líder comunitário Ricardo Tavares. A região de Gilbués é considerada a principal área em degradação do Piauí. Na região, são relativamente poucas as informações técnicas sobre as características químicas do solo.

Fonte: CCOM