Semar vistoria obras da Adutora de Piaus

A obra que deverá ser entregue à população até o final desde ano e vai beneficiar cerca de 17 mil habitantes

Técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), acompanhados do secretário Dalton Macambira e equipe da Construtora Jurema, realizam na última terça-feira (17), uma visita as obras da Adutora de Piaus, que abrange os municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí.

A obra que deverá ser entregue à população até o final desde ano e vai beneficiar cerca de 17.235 mil habitantes. Até o final do projeto, previsto para 2035, um total de 25.117 mil pessoas, que terão à disposição água tratada e de qualidade.

O projeto que custará R$ 34.442.518,88 e terá uma extensão total superior a 111 mil metros, e devido a essa grande extensão entre as principais cidades abastecidas pelo sistema adutor, contará com nove estações elevatórias de bombeamento a montante dos principais trechos adutores. “Nossa meta é entregar a obra à população até o final do primeiro semestre de 2012, atendendo as cidades que, atualmente, enfrentam a estiagem, a falta d´água, muitas vezes recebendo o abastecimento, através de carros pipas. Com o sistema adutor, essas famílias terão água de qualidade”, ressalta o secretário Dalton Macambira.

Outro dado importante desta obra é com relação ao manancial de abastecimento do Sistema Adutor Piaus que é reservatório construído no rio Marçal, denominado Barragem Piaus, de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

O secretário Dalton Macambira ressalta que a bacia hidrográfica do Rio Marçal encontra-se situada em terras dos municípios de Pio IX, São Julião e Fronteiras, no estado do Piauí e de Campos Sales no Estado do Ceará. “A bacia do rio apresenta características de clima semi-árido quente, decorrente das altas temperaturas e taxas de evaporação. A região da bacia encontra-se sob um clima resultante de frentes intertropicais e massas de ar equatorial continental, estas últimas com deslocamento SE-NW durante o verão. Esse sistema descrito é responsável por 75% do total anual precipitado”, explica Macambira.

Fonte: http://ai5piaui.com