Sem categoria

Lula quer formar grupo para integrar a América Latina, diz Mujica

O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta terça-feira (17) que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado em criar um grupo, formado por intelectuais, que teria o objetivo de auxiliar na integração da América Latina.

Lula e Mujica - Heinrich Aikawa/Ins​tituto Lula

Mujica e sua mulher, a senadora Lucia Topolansky, estiveram reunidos com Lula em um hotel em São Paulo.Também participaram do almoço o embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Amorín, e o diretor do Instituto Lula e ex-ministro Luiz Dulci.

Segundo Mujica, a formação do grupo deve ser anunciada em um evento futuro. O próximo encontro entre Mujica e o ex-presidente, ainda sem data marcada, deve acontecer no Uruguai. "A preocupação de Lula é com a aproximação dos países da América Latina", reforçou o presidente.
Para ele, a criação do grupo poderia auxiliar no desenvolvimento do Mercosul. "O Mercosul está melhor que antes, mas pode ainda melhorar. Está melhor porque os países cresceram, mas enfrentamos dificuldades institucionais”.

Integração

"Os povos não se dão conta da importância concreta da integração para a sua própria vida. Talvez a China não precise de integração, mas nós precisamos. Essa foi a preocupação de Lula, e disso que falamos", disse Mujica, acrescentando que está otimista em relação aos rumos da região. "Na América do Sul estamos vivendo um momento que nunca tivemos. Apesar de todas as dificuldades, nunca sonhamos em ser uma América Latina com a força que estamos tendo hoje." Segundo o mandatário uruguaio, sua opinião é compartilhada por Lula, que vê um cenário com estabilidade política e social.

Ao ver a saúde do ex-presidente, Mujica afirmou que ele "está bem de cabeça e do coração, com a perspicácia e alegria de sempre". Após o encontro, Lula voltou para casa. Na continuação do tratamento, ele deve passar amanhã, simultaneamente com a rádio, por uma sessão de quimioterapia.

Com agências