Sem categoria

Palestinos protestam em Jericó e são presos; MST pede libertação

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou, na semana passada, uma nota denunciando a prisão ilegal, em Israel, de Mahmoud Zwahre (liderança dos Comitês Populares -Palestina) e do Dr. Yousef Abdel Haq (intelectual palestino de esquerda, de 70 anos, grande militante da luta contra a ocupação israelense).

De acordo com o blog O Território, mantido pelo jornalista Arturo Hartmann, colaborador do Opera Mundi, na última segunda-feira (9), cerca de 50 palestinos fizeram mais uma iniciativa pacífica de desafiar a engenharia de limites imposta aos palestinos.

Leia também:
Hezbollah reitera caminho da unidade e resistência
 

O objetivo da ação era expor o sistema de estradas exclusivo a colonos dentro dos territórios ocupados. Eles saíram de Jericó em direção a Ramallah. Os cerca de 12 carros foram parados logo na saída de Jericó, uma cidade muito próxima da fronteira entre a Jordânia e a Cisjordânia. Na operação foram presos quatro palestinos, sendo três homens e uma mulher. Dentre eles, estava Mahmoud Zwahre, que teria sido levado a Ma’ale Adumim (assentamento nos arredores de Jerusalém).

Durante o protesto, Mahmoud fez um discurso-aula para os soldados israelenses que formavam a barreira impedindo o comboio palestino de passar. Ele encarou durante um minuto e meio os soldados com palavras. “Uma tentativa desesperada de conseguir a liberdade através da não-violência. Um discurso político inundado por um desabafo”, como escreve Hartmann.

O jornalista relata que Mahmoud e mais outros três presos seriam libertados na quarta-feira (12) sob fiança. No entanto, não há, até o momento, informações sobre a libertação.

Veja alguns trechos do discurso de Mahmoud: “…você se põe, levando uma arma e apontando para o rosto dos civis. O que é você? Um ser humano? … Apontando sua arma para o rosto dos civis, vá, veja a você mesmo. Pense nos crimes que você está cometendo contra o povo. O que estão fazendo aqui? (olha para uma soldada à sua frente, talvez a fala seguinte se baseie em uma reação dela). É muito quente aqui para você, eu sei. É Jericó. … Esta é a nova geração de Israel, este é o Estado democrático no Oriente Médio. Aqui pode ver como criam a sua nova geração, três anos fazendo lavagem cerebral. Como matar, como odiar, como ver a vida pela janela de segurança. … Onde você está postada? Esta é uma garota, segurando e apontando uma arma para o rosto de civis. Por quê? Por que… as pessoas… não se pergunta o que você está fazendo aqui. …Por que a vocês é permitido… Quem é esse comandante a quem vocês obedecem ordens? Por que fazem isso? Pensem! Usem suas cabeças. E voltem à História dos seus avós no Holocausto, o que aconteceu a eles. Vocês sabem o que os alemães diziam quando levavam seus avós? ‘Estamos fazendo nosso dever. Obedecemos ordens’. Igual ao que vocês dizem”.

Veja um trecho vídeo (o discurso está em inglês):

Leia a íntegra da nota do MST:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público denunciar a prisão ilegal de Mahmoud Zwahre (liderança dos Comitês Populares – Palestina) e do Dr. Yousef Abdel Haq (intelectual palestino de esquerda, de 70 anos, grande militante da luta contra a ocupação israelense).

Os dois companheiros são amigos do MST e da Via Campesina, e apoiam a luta dos trabalhadores do Brasil por terra e reforma agrária.

O companheiro Yousef esteve contribuindo como expositor no 1º Encontro de Camponeses, Trabalhadores Rurais e Pescadores da Palestina, organizado pela União dos Comitês de Trabalho Agrícola (UAWC-Palestine), MST (Brasil), Centro de Informação Alternativa (AIC-Palestine), União dos Comitês de Mulheres Palestinas (UPWC-Palestine) e MUNDUBAT, em novembro de 2011. Ele emocionou a todos com suas palavras de solidariedade para com as lutas populares do povo brasileiro e sobre a necessidade de unir os movimentos sociais do Brasil e da Palestina na luta pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

O companheiro Mahmoud nos honrou com sua presença no 1º Encontro Nacional de Solidariedade ao Povo Palestino, que ocorreu em novembro de 2011 na Escola Nacional Florestan Fernandes, a nossa escola de formação política, em São Paulo, Brasil. Além de falar sobre a importância da resistência popular civil nas diversas vilas e cidades palestinas, ele conheceu as lutas de trabalhadores rurais e urbanos, e nos ajudou a compreender melhor a situação de apartheid imposta por Israel ao povo palestino.

Os dois são companheiros e amigos d@s trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Nós, do MST, convocamos todas as forças progressistas, populares e de esquerda do Brasil a repudiar este ato ilegal do Estado colonialista israelense. Dos campos e cidades de nosso imenso país enviamos um grande e fraterno abraço de solidariedade aos lutadores Mahmoud e Yousef, com a certeza de que nada nem ninguém pode deter um povo que luta pela sua libertação.

A luta do povo palestino por sua terra, por democracia, justiça, transformações sociais e pelo retorno dos refugiados é um direito inalienável.

A resistência popular palestina é uma luta legítima pela libertação nacional, por soberania e autodeterminação e não pode ser criminalizada.

Pelo fim da ocupação israelense na Palestina!

Liberdade para Mahmoud Zwahre e Yousef Abdel Haq!

Liberdade para todos os presos políticos palestinos!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST Brasil

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva