Grupo de poesia Vozes Femininas lança "A palavra em movimento" 

Nesta quarta-feira (18), o grupo de Poesia Vozes Femininas, lança seu mais novo projeto: A Palavra em Movimento. O evento será, às 19h, na Casa Mecane (Av. Visconde de Suassuna, 338, Boa Vista). O grupo foi criado no stand da Editora Anita Garibaldi. O produtor do projeto é o Diego Santos, ex-dirigente do CUCA.

De janeiro a maio de 2012, o Grupo de Poesia Vozes Femininas realizará uma série de 20 recitais nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão e Camaragibe. Formado pelas poetas Cida Pedrosa, Mariane Bigio, Silvana Menezes e Susana Morais, o objetivo do Grupo com a empreitada é divulgar a poesia pernambucana, com ênfase na produzida por mulheres, e sensibilizar o público ouvinte para a palavra poética e a leitura. Todos os recitais têm entrada franca e contam com recursos do Funcultura.

A oralidade marca fortemente a fruição da poesia em Pernambuco. Saraus, recitais, contendas e desafios são usados como meio para a difusão da poesia em ambientes públicos e privados em áreas rurais e urbanas. O Vozes Femininas segue essa tradição, levando recitais aonde é chamado. Aliada a recursos cênicos e da performance, a poesia se materializa em vozes e corpos, se atualiza no tempo e aponta para novas leituras possíveis.

Diversidade literária é uma forte característica do Vozes, criada a partir da união de quatro poetisas com formações, experiências e repertórios bem distintos. Cida Pedrosa é poeta e contista, foi militante do Movimento de Escritores Independentes em Pernambuco (MEI-PE) e traz no currículo a carga libertária dos recitais de rua e para grandes públicos; Susana Morais aporta a sua vivência com a poesia popular e passeia com desenvoltura pela escrita em cordel e por outras formas poéticas; Mariane Bigio, é uma multiartista, faz vídeo/cinema, canta, interpreta e também passeia por várias formas poéticas, inclusive o cordel; por fim, Silvana Menezes, poeta, uma das maiores intérpretes de poesia de Pernambuco, idealizadora e produtora do Projeto Quartas Literárias.

Desde 2007, o Vozes Femininas já recitou em diversas cidades de Pernambuco, em festivais, eventos, escolas, universidades, comunidades de baixa renda, saraus literários, praças públicas, teatros e nos lugares mais inusitados. O projeto “Vozes Femininas: a palavra em movimento” tem como meta atingir o público em geral, em especial o público feminino e o das comunidades envolvidas. Desta vez, o caminho a ser percorrido pela poesia foi traçado pelo próprio Vozes, estabelecendo parcerias com Pontos de Cultura, Bibliotecas Comunitárias, escolas, associações de escritores, Secretaria de Cultura dentre outros.

São destaques na programação os recitais a serem realizados na Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, com foco numa plateia formadas por crianças e adolescentes da comunidade; na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, que vai promover o encontro entre mulheres adultas em conflito e a lei com a poesia; num encontro com a UNICORDEL – União dos Cordelistas de Pernambuco; na Biblioteca Multicultural Nascedouro, que atende à comunidade de Peixinhos e redondezas; no Clube da Mulher Tia Iracema, creche que recebe diariamente crianças de 3 a 10 anos; além de quatro recitais nas ruas de Olinda todos os sábados de maio.

O acesso será livre e gratuito, buscando sempre sensibilizar o público feminino para participar e interagir, garantindo assim, o retorno social. A cada recital, o repertório vai se adequando às demandas dos públicos. O lançamento do projeto será festivo, com participações especiais de Kerlle Magalhães, Miró da Muribeca, Renata Santana e Rita Marize; e discotecagem de Milla Bigio. A Casa Mecane acolhe o evento, no dia 18 de janeiro às 19h.


SERVIÇO
Vozes Femininas – a palavra em movimento
Lançamento do Projeto
Data: 18 de janeiro de 2012
Horário: a partir das 19h
Local: Casa Mecane
Av. Visconde de Suassuna, 338, Boa Vista, Recife.

Entrada gratuita

e-mail: [email protected] endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Assessoria de imprensa: Eva Duarte – [email protected] endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte Site da Interpoetica