2012 começa com festival internacional de artes cênicas

O festival internacional Janeiro de Grandes Espetáculos se reinventou e ao longo de 18 anos movimenta o mês de janeiro pernambucano com espetáculos nacionais e internacionais de artes cênicas. Neste ano a programação do evento reúne mais de 90 apresentações, além de 12 shows e uma série de atividades extas entre os dias 11 e 29 nas cidades do Recife, como seu principal pólo, Olinda e Caruaru.

Numa realização da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacape), o Janeiro de Grandes Espetáculos aproveitasse do período de férias e de grande fluxo de turistas para oferecer ao público uma programação bastante diversificada. Com produções do teatro para adultos e crianças, incluindo também o espaço para a dança, além de atrações musicais, o festival possui ingressos populares que variam de R$ 10 a R$ 20, além de atrações gratuitas.
Espetáculo O Circo do Futuro

Nesta edição, o nosso grande homenageado em teatro será o ator Germano Haiut, com longa carreira nos palcos e no cinema, e, em dança, Ubiracy Ferreira, diretor do Bacnaré – Balé de Cultura Negra do Recife.

O Janeiro de Grandes Espetáculos continua com o foco de apresentar ao público a produção pernambucana, e com isto três espetáculos estréiam nesta edição: Caxuxa, Aquilo Que Meu Olhar Guardou Para Você e O Pássaro de Papel.

As casas de espetáculos que recebem as atrações do evento na capital pernambucana são: os teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho, Barreto Júnior, Marco Camarotti, Capiba, Luiz Mendonça e Arraial, além de espaços alternativos como a Casa Mecane, Espaço Muda, Centro Cultural Correios e Espaço Fiandeiros. Em Olinda, acontecerão as montagens de rua. Em Caruaru, toda a programação, inclusive com convidados internacionais, ocupará o Teatro Rui Limeira Rosal, do Sesc Caruaru.

Nesta edição, que celebra a maioridade do festival, além de mais de 30 produções pernambucanas, estarão na grade espetáculos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Porto Alegre e Brasília. Também participam atrações de cinco outros países, Canadá, Argentina, Portugal, Equador e Chile.

As produções locais concorrem ainda ao Troféu Apacepe de Teatro e Dança, concedido aos melhores do evento como o único prêmio pernambucano da categoria profissional das artes cênicas.

O projeto conta com patrocínio da Chesf, Correios, Governo do Estado de Pernambuco, Funcultura, Prefeituras do Recife e de Olinda, Caixa Econômica Federal e Sesc Pernambuco. A programação internacional conta com o apoio do Programa Iberescena, que fomenta um intercâmbio da produção cultural de países iberoamericanos. Na coordenação do evento, os produtores Carla Valença, Paula de Renor e Paulo de Castro.

Confira a programação completa do 18º Janeiro de Grandes Espetáculos aqui.

Encontro do Núcleo dos Festivais Internacionais do Brasil

O Janeiro de Grandes Espetáculos recebe ainda o Encontro do Núcleo dos Festivais Internacionais do Brasil, de 25 a 29 de janeiro, em reuniões fechadas, com a participação de Marcelo Zamora (FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto/SP), Guilherme Reis (Cena Contemporânea/DF), Paulo Braz (Filo – Festival Internacional de Londrina/PR), Vanise Carneiro (Porto Alegre em Cena/RS), Ricardo Libório (Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia/BA), Marcelo Bones (Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte/MG), Márcia Dias (Tempo Festival de Artes/RJ) e Carla Valença, Paulo de Castro e Paula de Renor (Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco/PE). Também serão promovidas três importantes mesas de discussão, no Centro Cultural Correios, com entrada sempre franca: “Processo Colaborativo e Resultados” (dia 26), com a presença de Anderson Aníbal (Cia. Clara de Teatro – MG); Pedro Vilela (Grupo Magiluth – PE) e Francis Wilker (Teatro do Concreto – DF); e uma especial

Fonte Fundarpe