Sem categoria

Lula deixa hospital em S. Paulo onde fez radioterapia

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva passou hoje (9) por nova sessão de radioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), pela manhã. Lula entra na segunda fase do tratamento contra um câncer de laringe, diagnosticado em outubro de 2011. Ele já deixou o hospital por volta das 14h.

A etapa atual do tratamento começou na quarta-feira (4), e deve durar cerca de seis semanas, quando Lula deve comparecer ao hospital de segunda a sexta para receber a radiação. Nesta segunda, ele recebeu a visita do senador petista Eduardo Suplicy e do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique.

Após as sessões de radioterapia Lula passou pela avaliação de um fonoaudiólogo e um dentista, para avaliar possíveis efeitos colaterais da radiação. Também passou por uma sessão de hidratação com soro. Na próxima quarta-feira, está prevista uma nova sessão de quimioterapia complementar – procedimento de praxe que deve ser adotado toda semana até o final das sessões de radiação.

Na semana passada, Lula recebeu a visita do deputado federal Paulo Teixeira (PT) – que disse que o ex-presidente estava “entusiasmado com o tratamento”, do ministro da Educação e pré-candidato do PT às eleições municipais em São Paulo, Fernando Haddad, e do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab.

O presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, tem acompanhado Lula nas sessões de quimioterapia e disse na semana passada que o ex-presidente estava reagindo bem ao tratamento. Okamoto afirmou que Lula não tem compromissos públicos agendados para o período do tratamento, mas disse que é provável que ele desfile pela escola de samba Gaviões da Fiel no carnaval de São Paulo – ele será homenageado este ano.

Tratamento

Um boletim médico divulgado pelo hospital na quarta-feira disse que o ex-presidente deverá se submeter à radiação diariamente, de segunda a sexta-feira. Essa nova fase, para eliminação do tumor, deverá durar até seis semanas. Desde o início do tratamento, os médicos descartaram a possibilidade de cirurgia.

No dia 13 de dezembro, Lula realizou a terceira e última sessão de quimioterapia, primeira etapa do tratamento. Depois, foram realizados exames que constataram que o tumor na laringe já havia diminuído de tamanho em 75%.

Com agências