Sem categoria

Chanceler chinês faz viagem à África para impulsionar relações

A diplomacia chinesa cumpre por estes dias seus tradicionais contatos de início de ano com países africanos, missão dirigida pelo chanceler Yang Jiechi, tendo a Costa do Marfim como ponto de partida de seu giro.

Em Abidjan, o ministro de Relações Exteriores reuniu-se na terça-feira (3) com o presidente Alassane Ouattara, que agradeceu o apoio oferecido a essa nação em seu processo de reconciliação e reconstrução econômica.

Yang sustentou conversas também com seu homólogo Daniel Kablan Duncan, a quem ratificou a vontade do governo chinês de impulsionar os vínculos bilaterais.

O chanceler chinês assinalou que estes vínculos de amizade e cooperação mantêm um desenvolvimento são e estável, no entanto chamou a aumentar a confiança política, a colaboração econômica e o comércio, esse último com vistas a impulsionar a reconstrução da Costa do Marfim.

Duncan, por sua vez, agradeceu o respaldo de Pequim a esse processo, num encontro em que também se dialogou sobre temas regionais e internacionais de interesse comum, de acordo com informações da imprensa.

Nesta ocasião, o titular chinês visitará também Níger e Namíbia, até o próximo sábado.

A tradição desta viagem pela África no início do ano começou há mais de duas décadas. Em 2011 Yang esteve no Zimbábue, Gabão, Guiné, Togo e Chade.

Prensa Latina